Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Colóquio de Física abordará o aprimoramento para obtenção de bioetanol

Publicado: Quarta, 16 Julho 2014 12:03 | Última Atualização: Terça, 15 Julho 2014 12:15
Nesta quarta-feira (16/7), o Colóquio de Física apresenta o tema “Otimização dos parâmetros geométricos de fermentadores contínuos aplicados na produção de bioetanol através de simulação computacional do escoamento”, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), às 17h40. A palestra será ministrada pela professora Evelise Roman Corbalan Góis Freire. O aprimoramento dos meios para obtenção do bioetanol a partir de diferentes tipos de biomassa traz novos problemas e desafios para a ciência. Sendo assim, o objetivo desta palestra é mostrar uma aplicação de métodos numéricos e algoritmos de otimização, para a simulação computacional do escoamento em um fermentador (equipamento utilizado na indústria sucroalcooleira para a produção de bioetanol). Esta ação é fundamental para que o desempenho do fermentador seja aprimorado e haja aumento na produtividade e redução de impactos ambientais. A organização do Colóquio de Física, evento realizado todas às quartas-feiras, é dos professores do DEX José Nogales e Karen Luz, com o apoio da estudante de pós-graduação em Física, Laysa Gonçalves Martins. Toda a comunidade acadêmica pode participar das palestras. Leonardo Assad – Jornalista – bolsista Ascom

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção