Colóquio de Física abordará o aprimoramento da produção de bioetanol

Publicado: Quarta, 16 Julho 2014 12:03 | Última Atualização: Terça, 15 Julho 2014 12:29
Uma nova edição do Colóquio de Física será realizada nesta quarta-feira (16/7), no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da UFLA, às 17h40. Dessa vez, o tema é “Otimização dos parâmetros geométricos de fermentadores contínuos aplicados na produção de bioetanol através de simulação computacional do escoamento”; a professora Evelise Roman Corbalan Góis Freire (DEX) será a responsável por ministrar a palestra. O bioetanol é uma espécie de biocombustível, gerado a partir de matérias-primas como a cana-de-açúcar, milho e celulose. O aprimoramento dos meios para sua obtenção traz novos problemas e desafios para a ciência. O objetivo dessa palestra é mostrar uma aplicação de métodos numéricos e algoritmos de otimização, para a simulação computacional do escoamento em um fermentador (equipamento utilizado na indústria sucroalcooleira para a produção de bioetanol). Essa ação é fundamental para que o desempenho do fermentador seja aprimorado e haja aumento na produtividade e redução de impactos ambientais. A organização do Colóquio de Física, evento que ocorre todas as quartas-feiras, é dos professores do DEX José Nogales e Karen Luz, além da estudante de pós-graduação em Física Laysa Gonçalves Martins. Toda a comunidade acadêmica pode participar das palestras.
Leonardo Assad – Jornalista – bolsista Ascom