Inbatec tem projeto aprovado na Fapemig, para apoio às empresas e ações

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 24 Julho 2014 12:08 | Última Atualização: Quarta, 23 Julho 2014 08:34
Inbatec-siteA Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou o projeto da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), intitulado "Ações para graduação das empresas incubadas e consolidação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras – Inbatec/UFLA". O valor do projeto é de quase R$ 79.800,00. O projeto tem como objetivo promover ações que auxiliem a graduação de empresas de base tecnológica e a consolidação da Incubadora, por meio do aprimoramento de seus processos de gestão, preparação para futuras certificações e também para um novo ciclo de incubação. Além disso, as parcerias estabelecidas e as redes de relações serão fator estratégico e auxiliarão na divulgação e comercialização dos produtos, processos e serviços oferecidos pelas suas empresas incubadas. Para Raphaela Ribeiro, gerente da Incubadora, "este recurso será de fundamental importância para a manutenção da equipe da Incubadora, tendo em vista que se destina, em parte, para pagamento de bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia. Além disso, irá possibilitar a continuidade da participação em fóruns e reuniões de órgãos os quais somos associados, bem como a capacitação do pessoal interno e também das atuais e futuras empresas incubadas". O projeto prevê ainda ações que auxiliem na graduação das empresas incubadas e na consolidação de todos os processos da Incubadora, aumentando, assim, o número de empresas de base tecnológica da região atuando como agentes geradores de inovação e empreendedorismo. Nesse sentido, a consolidação da Inbatec/UFLA é importante para a região, pois proporciona ao empreendedor o desenvolvimento de competências que auxiliam no amadurecimento da empresa, como a ampliação da interação com o setor empresarial, com a universidade e na otimização da aplicação de recursos, gerando emprego e renda, além de movimentar a economia de Lavras e região. Vale destacar que, desde sua criação, em 2011, a Incubadora já aprovou sete projetos em instituições de fomento à inovação, fato que comprova seu alto nível de profissionalismo, compromisso e competência técnica de sua equipe. Inbatec A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da UFLA. Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado. Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária.
 Com informações de Amanda Castro - Assessoria de Comunicação Nintec/Inbatec/Lavrastec