Biblioteca Universitária inicia serviço de autodevolução

Publicado: Quarta, 13 Agosto 2014 14:08 | Última Atualização: Quinta, 24 Julho 2014 13:32
[caption id="attachment_40913" align="alignleft" width="249"]Estudantes aprovam a tecnologia: mais praticidade Estudantes aprovam a tecnologia: mais praticidade[/caption] Com cerca de 300 mil exemplares, entre livros, dissertações, teses e outras publicações, a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inova mais uma vez ao oferecer ao usuário o serviço de autodevolução. Graças ao sistema de identificação do acervo, por meio de Radiofrequência (Radio Frequency Identification – RFID), o usuário passa a ter autonomia para processar o empréstimo e a devolução dos exemplares, com mais agilidade e segurança do acervo. O sistema funciona com o uso de um equipamento com dispositivo de radiofrequência para a leitura dos microchips instalados em todo o acervo da Biblioteca Universitária. A autodevolução faz parte do projeto “Sistema de Radiofrequência – RFID: segurança, identificação e gerenciamento do acervo da Biblioteca Universitária da UFLA”, que tem como objetivo melhorar os serviços prestados, dar mais agilidade ao processo de empréstimo e permitir um melhor monitoramento do acervo. O serviço de autoempréstimo teve início no final de 2013. [caption id="attachment_40914" align="alignright" width="249"]Para fazer a autodevolução o usuário deve seguir os seguintes passos: 1º passo: clicar em Iniciar 2º passo: colocar o livro na esteira 3º passo: conferir o título do livro na tela do atendimento 4º passo: clicar em Imprimir recibo Para fazer a autodevolução, o usuário deve seguir os seguintes passos:
1º passo: clicar em Iniciar
2º passo: colocar o livro na esteira
3º passo: conferir o título do livro na tela do atendimento
4º passo: clicar em Imprimir recibo[/caption] De acordo com o diretor da biblioteca, Nivaldo Oliveira, o autoatendimento, sem a ajuda de servidores, aumenta a autonomia e mobilidade dos usuários. “Com interface simples e interativa, o sistema deixa os servidores da biblioteca disponíveis para outros tipos de atendimento mais personalizado”, comenta. As estudantes do curso de Engenharia Florestal Paula Beatriz Martins e Carina Zanco Pereira aprovaram a tecnologia. Elas utilizaram o sistema pela primeira vez e acharam que trouxe mais agilidade e praticidade ao processo de empréstimo. “Antes eu perdia tempo na fila. O sistema é muito prático”, garante Paula. A próxima novidade virá em breve, com a aquisição de um equipamento para o inventário, que identifica a localização de exemplares que estejam fora dos locais demarcados no acervo. Também será implantado um posto de atendimento ao usuário, para garantir ainda mais qualidade ao serviço prestado. [caption id="attachment_40915" align="alignleft" width="249"]Estudante Carina Pereira:   Rápido e prático! Estudante Carina Pereira: Rápido e prático![/caption] Observação: a obra (livro, tese, dissertação ou TCC) devolvida por esse sistema estará sujeita a análise do seu estado de conservação pelo servidor da Biblioteca Universitária, não isentando o usuário de suas responsabilidades em caso de dano ou mau uso.