Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 05 Agosto 2007 21:00 | Última Atualização: Domingo, 05 Agosto 2007 21:00

“Cartilha do diabetes”, Crésio Alves – trata-se de um livro com 117 páginas e mais de 100 ilustrações coloridas, escrito em linguagem simples e fácil, organizado em perguntas, respostas e quadros explicativos com dicas e orientações sobre como conviver com o diabetes de forma saudável. São discutidas questões como: O que é diabetes? Quantos tipos de diabetes existem? Como tratá-lo? Quais suas complicações? O que existe de novo em termos de tratamento? Quais as perspectivas para o futuro? Quais os endereços de associações de diabéticos no Brasil? O livro está sendo lançado pelo próprio autor, com apoio da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). (UFBA)

“Condutas em Clínica Médica” – A obra reúne textos escritos por 120 profissionais médicos, a maioria deles ligados à Universidade Federal de Pernambuco. São professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e médicos e residentes do Hospital das Clínicas (HC). O livro, de 878 páginas, tem 63 capítulos. Dor torácica, diarréia crônica, pneumonia hospitalar, filariose bancroftiana, terapia transfusional e imunização em adultos são alguns deles. A editora é a Guanabara Koogan. (UFPE)

'Análise Sensorial para a Avaliação da Qualidade dos Alimentos', Maria Isabel Queiroz e Rosa de Oliveira Treptow – é um livro dirigido tanto a iniciantes quanto aos profissionais experientes na área, visando também a indústria de alimentos, para que seus técnicos possam aplicar os testes de análise sensorial no controle de qualidade dos alimentos produzidos. A obra é resultado de quase três décadas de estudos e pesquisas, além da experiência em sala de aula, das duas professoras. (FURG)

“Pesquisa de Marketing”, Stael Barquette e Alfredo Chaoubah – a obra estabelece as bases conceituais e metodológicas para o planejamento e a execução de uma pesquisa de marketing. Dividido em 5 capítulos, o livro mostra a metodologia adequada para o planejamento, a execução e a apresentação das informações e dados obtidos na pesquisa de marketing. Para tal, ele traz uma abordagem da conceituação, tipos e etapas da pesquisa, traçando os mecanismos usados para a definição do problema, coleta de dados e apresentação dos resultados. A obra aborda também os aspectos estatísticos de uma pesquisa de marketing, produzidos pelo professor Alfredo Chaoubah. (UFJF)

“O trabalho da citação”, Antoine Compagnon Cleonice P. B. Mourão (Tradução) – em novo formato, esta é uma edição reduzida de La Second Main ou Le Travail de la Citation de Antoine Compagnon, com uma seleção de 39 tópicos que preenchem uma lacuna na bibliografia teórica sobre a escrita como exercício da intertextualidade. Neles acompanhamos um trabalho de reconstrução da escrita, onde cada passo é um nó de uma imensa rede que liga este texto a outros lidos e recortados. Através de metáforas, o autor constrói uma análise do texto em sua materialidade. O livro torna-se corpo, objeto que é cirurgicamente manipulado pelo autor. Nesta operação, Compagnon persegue as marcas do sujeito-autor, que é ao mesmo tempo leitor de outros textos, mergulhado em uma trama intrincada, onde a tarefa é redizer o que já foi dito por outros. (UFMG)

“Iulana”, Pablo de Carvalho – Iulana é uma crítica sutil e delicada feita ao lugar-comum, à hipocrisia e à banalização da vida, ambientada em Gricolá – uma cidade cheia de sons, símbolos, música, bailarinas e andorinhas. (UFAL)

“O Brasil como Império Independente: analisado sob o aspecto histórico, mercantilístico e político”, Georg Anton von Schäfer, tradução: Arthur Bl. Rambo – A obra retrata um país que supera a condição de colônia de Portugal, para tornar-se um Império Independente. Uma transformação de tamanho alcance e profundidade que veio acompanhada de tensões e conflitos, manifestações inevitáveis de ressentimento, descontentamento e revolta contra os colonizadores. Publicada originalmente em alemão, em 1824, a obra ganha sua primeira tradução para o português através do trabalho de Arthur Bl. Rambo, que também a apresenta e anota. (UFSM)

“ForGrad em Revista – nº 1”, organizado por vários autores – A publicação traz uma pequena amostra do que foi debatido no decorrer de 2005 e 2006, nos encontros regionais de pró-reitores de graduação, que culminou com o Encontro Nacional de Pró-Reitores, ocorrido em maio de 2006, no Espírito Santo. ForGrad é um fórum interinstitucional, constituído por todos os pró-reitores de graduação das universidades brasileiras, e tem por objetivo básico contribuir para a formulação de políticas e diretrizes que permitam o fortalecimento das ações comuns entre as instituições de ensino. A distribuição é gratuita. (UFES)

“Derramando susto: Os escravos e o Quebra-Quilos em Campina Grande”, Luciano Mendonça de Lima – Para o autor, as ações escravas no interior do movimento do Quebra-Quilos (1874) podem ser lidas como uma “resposta mental e emocional (...) de um grupo social a muitos acontecimentos inter-relacionados”, tudo isso assentado num mundo político e cultural em construção e que informou fortemente aqueles eventos, dando-lhes uma inteligibilidade toda especial. Ao recontar a história do movimento Quebra-Quilos (1874) a partir da ótica dos escravos campinenses, o autor pretende ter aberto uma porta estreita pela qual possam penetrar estilhaços de esperança e de vida. (UFCG)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)