Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Representantes do DBI e do DEN marcaram presença em congresso internacional realizado no Peru

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 01 Agosto 2014 13:47 | Última Atualização: Quarta, 30 Julho 2014 14:18
[caption id="attachment_41030" align="alignleft" width="249"]Apresentação do professor Marcel (DBI). Apresentação do professor Marcel (DBI).[/caption] O 8º Congresso Internacional de Himenopterólogos ocorreu em Cusco, no Peru, e teve a presença de professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que apresentaram os resultados de suas pesquisas. Um deles, o professor do Departamento de Biologia (DBI) Marcel Gustavo Hermes, foi também organizador do evento e presidente da Comissão Científica que avaliou os trabalhos. Além do professor Marcel, representaram a UFLA, com suas pesquisas, o professor do Departamento de Entomologia (DEN) Luís Cláudio Paterno Silveira e os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Heisler Gómez Méndez e Vitor Barrile Tomazella. [caption id="attachment_41031" align="alignright" width="249"]Professor Luís Cláudio (DEN). Professor Luís Cláudio (DEN).[/caption] Organizado a cada quatro anos pela Sociedade Internacional de Himenopterólogos (cientistas que estudam a ordem de insetos Hymenoptera, composta pelas vespas, abelhas e formigas), o Congresso teve a edição de 2014 realizada entre os dias 21 e 25 de julho e reuniu especialistas de todo o mundo, atraindo um total de 160 participantes. Chamou atenção o fato de o público do evento ser composto, em sua maioria, por brasileiros. Entre as linhas de pesquisa abordadas durante as atividades científicas estavam a atuação básica da sistemática, à qual estão ligados os trabalhos do professor Marcel, e as ações aplicadas utilizando os Hymenoptera como agentes de controle biológico em sistemas agroecológicos, na qual se concentram as pesquisas do professor Luís Cláudio. A edição 2014 do Congresso teve sua organização iniciada há cerca de um ano. De acordo com o professor Marcel, o evento foi bem sucedido. “Permitiu, além da reciclagem natural no que diz respeito ao estado da arte das investigações em Hymenoptera, uma aproximação com os pares de outras instituições e a formulação de novas parcerias, que certamente irão expandir os estudos sobre esse grupo de organismos na UFLA”, diz.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.