Atleta da UFLA é vice-campeã brasileira no Sub-21 de Tae kwon-Do

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 12 Agosto 2014 13:29 | Última Atualização: Sexta, 08 Agosto 2014 11:01
[caption id="attachment_41365" align="alignleft" width="249"]vice-campea-cria-lavras Stefânia no pódio (primeira atleta, à esquerda).[/caption] No período de 1º/8 a 3/8 realizou-se em Maringá (PR) o Campeonato Brasileiro Infantil, Juvenil e Sub-21 de Tae kwon-Do. Nessa competição, a atleta da UFLA, do curso de Educação Física (bacharelado), Stefânia Tavares Damásio foi vice-campeã brasileira na categoria Sub-21, até 49 Kg - uma das mais disputadas do país. Stefânia venceu três das quatro lutas das quais participou, tornando-se um dos destaques da competição. Na primeira luta, a adversária foi uma atleta de São Paulo, de quem Stefânia venceu por 7 a 3. Contra a atleta do Distrito Federal, na segunda luta, o placar também foi favorável (8 a 0). Na semifinal, Stefânia enfrentou a atleta de Goiânia - e segunda classificada no Ranking Nacional de sua categoria - Nathália Corrijo; venceu novamente, por 10 a 2. Já a final foi contra a paranaense Bárbara Akemi, primeira colocada do Ranking Nacional Brasileiro, que venceu a luta por 6 a 5. Com esses resultados, Stefânia conquistou o vice-campeonato, mesmo sendo estreante na categoria 49 Kg. Ela havia disputado edições anteriores da competição na categoria de 46 Kg. O Campeonato realizado em Maringá (PR) é chancelado pela Confederação Brasileira de Tae Kwon-Do e valeu 20 pontos para o Ranking Nacional Brasileiro. Trata-se de competição de referência para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Esportistas de todos os estados estiveram presentes na competição, em busca das melhores pontuações, pois é através do Ranking Nacional que eles garantem o direito de participar da seletiva fechada para a formação da seleção brasileira do próximo ano. [caption id="attachment_41375" align="alignright" width="249"]Stefânia Tavares, acompanhada do mestre Valdeci. Stefânia Tavares, acompanhada do técnico, mestre Valdeci Zampieri.[/caption] O técnico da atleta e também da seleção mineira, mestre Valdeci Zampieri, comemorou o resultado e diz que Stefânia evolui a cada competição. A estudante de Educação Física, após a conquista, agradece o apoio do professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fernando de Oliveira, coordenador do projeto de atletismo Cria-Lavras, e responsável por sua preparação física. Ela agradece também a toda a Delegação Mineira e à Federação de Taekwon-Do de Minas Gerais. Agora, seus esforços estão concentrados na preparação para o Campeonato Brasileiro Adulto, que ocorrerá entre 29/8 e 31/8, em Vitóira (ES).