Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudante da UFLA recebe premiação em congresso nos Estados Unidos

Publicado: Quinta, 14 Agosto 2014 12:06 | Última Atualização: Terça, 12 Agosto 2014 07:27
premio-ciencias-alimentosTer o trabalho selecionado para apresentação oral no 12th Sensometrics Meeting - evento internacional mais importante da área de ciências sensoriais – já era motivo de orgulho para a estudante de Mestrado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Jéssica Ferreira Rodrigues, e para sua orientadora, professora Ana Carla Marques Pinheiro. Mas o resultado foi ainda melhor: a estudante recebeu o premio “Best Young Researcher Award”, concedido pela brilhante apresentação oral e pelo desenvolvimento de pesquisa com resultados promissores. O congresso foi realizado em Chicago, Illinois (EUA), de 29 de julho a 1º de agosto de 2014. Além do reconhecimento da comunidade acadêmica internacional, a estudante recebeu uma quantia de 1000 dólares da empresa XLSTAT, especialista em estatística e no desenvolvimento de softwares para analise de dados. Jéssica Rodrigues é engenheira de alimentos graduada pela UFLA e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos, com área de concentração: Desenvolvimento e avaliação funcional, química, biológica e sensorial de alimentos. [caption id="attachment_41525" align="alignleft" width="249"]A estudante Jéssica Rodrigues durante a apresentação A estudante Jéssica Rodrigues durante a apresentação - o nome da UFLA em mais um evento internacional[/caption]   Sensometrics é a área científica que aplica métodos matemáticos e estatísticos a problemas de ciências sensoriais e com consumidores. A Sociedade Sensometric reúne estatísticos, psicólogos, cientistas sensoriais e pesquisadores de mercado que se especializam na concepção e análise de estudos em que o foco é a busca por respostas para as propriedades sensoriais dos produtos. A área mais comum de aplicação é a percepção e resposta afetiva de produtos alimentares e bebidas. O artigo premiado Evaluating temporal dominance of sensations curves by parallel factor analysis (Parafac) tem como autores: Jéssica Rodrigues, Ana Carla Pinheiro, Cleiton Antônio Nunes, Síntia Carla Correa, Julia Daher Pacheco e João de Deus Souza Carneiro. O trabalho propõe uma nova abordagem para análise de dados sensoriais de dominância temporal das sensações. Para a estudante, a premiação é motivo de orgulho e incentivo: “Me senti muito feliz, orgulhosa e realizada por representar minha universidade no exterior e pelo reconhecimento do meu trabalho. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram para essa conquista. O congresso foi uma experiência muito enriquecedora e que me proporcionou, além de novas ideias, um incentivo a mais na busca por novos trabalhos promissores”, considerou. Motivo de orgulho também para a orientadora, professora Ana Carla: "É extremamente prazeroso presenciar o reconhecimento do trabalho desenvolvido por nossos estudantes. A premiação é mais um sinal da qualidade dos programas de pós-graduação da UFLA e da relevância das pesquisas desenvolvidas na Universidade", concluiu.  
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.