Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

DBI já recebeu estudantes de sete escolas da cidade – programação de visitas vai até 14/8

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 14 Agosto 2014 13:51 | Última Atualização: Terça, 12 Agosto 2014 13:24
[caption id="attachment_41646" align="alignleft" width="249"]genetica Foto de Rafael Sorto Nalin[/caption] Até esta terça-feira (12/8), o Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA/DBI) já recebeu alunos de ensino médio de sete escolas, participantes do projeto “Vamos aprender genética brincando?”.  Até o final desta semana, mais duas escolas estão com visitas programadas. O projeto de extensão é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, em parceria com o Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN). Ao chegarem à UFLA, os grupos assistem ao vídeo institucional, para conhecerem a instituição. Em seguida, passam por uma dinâmica em que cada um deles recebe pequenas placas – algumas delas contêm perguntas relacionadas à genética, e outras contêm as respostas. É solicitado que se organizem aos pares, de forma que as placas com as perguntas fiquem corretamente associadas àquelas que contêm as respostas. O momento é de descontração e envolvimento dos estudantes com a brincadeira. Trata-se de uma das estratégias para o ensino lúdico da genética. Na sequência, eles podem observar, em estações práticas, questões como a resistência das plantas a doenças, assim como o cruzamento de plantas. A programação, que dura cerca de uma hora e meia, termina com outra dinâmica, que também envolve perguntas e respostas - e um balão que pode estourar nas mãos de qualquer um dos grupos participantes. Vale a agilidade na resposta às perguntas. A visita ao DBI ocorre depois que a equipe do projeto ministra palestras nas escolas sobre genética. Em 2014, essa fase ocorreu de maio a julho e alcançou quase 700 estudantes. De acordo com o professor do DBI Magno Antonio Patto Ramalho, um dos coordenadores do projeto, chama a atenção o fato de haver alunos que nunca haviam entrado na UFLA. A informação justifica um dos objetivos do projeto, que visa a aproximar os jovens do ambiente da Universidade, despertando neles o interesse pelos trabalhos desenvolvidos na academia. Desde o dia 4/8, já participaram das atividade estudantes das escolas estaduais Cristiano de Souza, Dora Matarazzo, Azarias Ribeiro e Firmino Costa. Além delas, marcaram presença os alunos da Unilavras, do Colégio Cenecista Juventino Dias (Cnec) e da Escola Municipal José Luís de Mesquita. Programação de visitas
Fotos de Rafael Storto Nalin, membro do GEN.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.