Estudante de pós-graduação do DCC apresentou trabalho no maior evento de Qualidade de Software do Brasil

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 14 Agosto 2014 14:24 | Última Atualização: Terça, 12 Agosto 2014 14:21
estudante-dcc-apresentacao-trabalhoA estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Mariana de Azevedo Santos apresentou trabalho no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (XIII SBQS), considerado o maior evento de Qualidade de Software do Brasil. Ela esteve acompanhada de seu orientador e professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Heitor Costa, que também apresentou trabalho no evento. O Simpósio ocorreu em Blumenau (SC), no período de 4/8 a 8/8. Intitulado “Similar Characteristics of Internal Software Quality Attributes for Object-Oriented Open-Source Software Projects”, o trabalho de Mariana foi desenvolvido no Laboratório do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (PqES). A mestranda é membro do PqES, que tem como coordenador o professor Heitor Costa. Mariana relata que a apresentação chamou a atenção dos presentes pela amplitude do trabalho e pelos resultados obtidos. Ela também enfatiza que a participação no Simpósio despertou ainda mais seu interesse pela pesquisa, tanto pela sugestão de novos enfoques, quanto pelo estabelecimento de parcerias em âmbito nacional e internacional.  A coorientação do trabalho de Mariana foi feita pelo também professor do DCC, Paulo Henrique Bermejo. O professor Heitor Costa considerou a participação importante. “O evento possibilitou a manutenção das parcerias existentes com pesquisadores de outras instituições e a prospecção de novos projetos, tendo em vista que as atividades contaram com a participação de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior”. Ele apresentou o trabalho denominado "Melhoria da qualidade da estrutura interna de sistemas de software por redução do nível de acoplamento entre pacotes". O SBQS é promovido anualmente pela Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O encontro reúne interessados e favorece a troca de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, e entre a indústria e os usuários.