Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudantes da educação infantil visitaram laboratório no DCS - veja fotos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 15 Agosto 2014 13:23 | Última Atualização: Quarta, 13 Agosto 2014 14:53
SONY DSCO Laboratório de Geologia e Mineralogia do Departamento de Ciências do Solo (DCS), que ao longo do período letivo é frequentado pelo público adulto, em aulas especializadas, acolheu na última terça-feira (12/8) um grupo especial de estudantes: dezoito crianças da faixa etária de cinco anos. A visita teve o objetivo de permitir o contato delas com amostras de rochas e minerais. De acordo com a educadora responsável pela turma, Cleusa Andrade, a atividade é uma maneira de construir o aprendizado infantil de forma prazerosa, permitindo que as crianças vivenciem o que está ao redor, e fora do ambiente escolar. Recebidos pelo professor do DCS Marco Aurélio Ribeiro, os pequenos estudantes tocaram as amostras e demonstraram interesse pelo local, fazendo sempre muitas perguntas. Eles aprenderam nomes até então desconhecidos, como calcário, hematita, ardósia, ametista, entre outros. Cleusa explica, ainda, que nessa fase as crianças aprendem muito pelos sentidos. "Tocando e sentido o cheiro, elas têm uma melhor apreensão do mundo". A turma que fez a visita, de 3º período, pertence ao Centro Educacional UFLA. O professor Marco Aurélio diz que o Laboratório recebe ocasionalmente solicitações de visitas por parte de algumas escolas. "Sempre que podemos atender, nos esforçamos para fazê-lo." Saindo do DCS, a turma foi levada à unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizada no câmpus. No local, os alunos puderam observar uma coleção de insetos e receberam informações relacionadas  à importância das atividades de pesquisa, em linguagem adequada e com materiais apropriados à faixa etária.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.