Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Sistema Urubu foi destaque em programação da Band e da Rede Globo na última semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 21 Agosto 2014 08:20 | Última Atualização: Terça, 19 Agosto 2014 11:19
[caption id="attachment_43913" align="alignleft" width="249"]Imagem do programa Ideias e Invenções. Imagem do programa Ideias & Invenções.[/caption] O Sistema Urubu continua recebendo atenção especial dos veículos de comunicação do país. Nos últimos dias, o trabalho desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE) foi destaque no programa Ideias & Invenções, veiculado pela Band no dia 17/8, e no noticiário de 15/8 da TV TEM, afiliada da Rede Globo da região de Marília e Bauru (SP). O CBEE está sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). No Laboratório de Estudos em Manejo Florestal (Lemaf) foi inaugurado, em maio, o “Espaço Urubu”, local em que o projeto recebe da UFLA colaboração em infraestrutura física e apoio de recursos humanos. O professor do Departamento de Biologia (DBI) e coordenador do CBEE, Alex Bager, explica no programa da Band que o Sistema Urubu engloba três dimensões: o aplicativo Urubu Mobile, pelo qual o cidadão pode fotografar pelo smartphone um animal que tenha sido atropelado nas estradas brasileiras, enviando a imagem à base de dados do CBEE; o Sistema Urubu Web, pelo qual se faz a gestão das informações recebidas; e o Urubu Map, que permite ao cidadão acessar a informação enviada, após sua validação. O aplicativo foi lançado em abril de 2014, desde então, a colaboração da população tem sido crescente. “Hoje temos cerca de 1700 pessoas participando desta que estamos considerando a maior rede social de conservação da biodiversidade que o Brasil já teve”, disse o professor Alex, durante a entrevista ao programa Ideias & Invenções. Ele conta também que o Centro já recebeu mais de 500 informações sobre animais atropelados, o que tem permitido o auxílio a concessionárias de rodovias e a órgãos do governo na tomada de decisões relativas aos locais a serem priorizados com medidas que visem minimizar o impacto das rodovias na biodiversidade. Assista ao vídeo do Programa Ideias & Invenções. Assista ao vídeo da TV TEM. Para a realização do download do aplicativo, basta acessar este link.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.