Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Reitor da UFLA ministra palestra magna no II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal

Publicado: Sexta, 22 Agosto 2014 05:38 | Última Atualização: Terça, 19 Agosto 2014 14:39
scolforo-palestraO reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou nessa segunda-feira (18) do II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal - II Mensuflor, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O professor Scolforo proferiu a palestra magna na abertura do evento intitulada "Estado da Arte da Modelagem do Crescimento e Produção Florestal". O evento, organizado pelo Setor de Ciências Agrárias (SCA) e Departamento de Ciências Florestais (Decif), reuniu especialistas da área, tanto do setor público como do privado.  Teve como objetivo apresentar e discutir tendências das pesquisas em mensuração florestal, prestigiando as ideias inovadoras e proporcionando maior integração entre pesquisadores da área. Palestra magna Scolforo é professor titular da UFLA em Biometria, Inventário e Manejo Florestal desde 1995. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, liderando o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq em Biometria, Inventário e Manejo de Florestas. Coordena ainda diversos projetos sobre modelos de crescimento e produção, manejo e inventário florestal. Em florestas nativas, é um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do cerrado; atuou em grandes programas de pesquisa na região amazônica, com destaque para o sistema integrado de controle de produtos florestais. Também coordenou o Inventário, Mapeamento e Monitoramento da Flora Nativa e dos Reflorestamentos no Estado de Minas Gerais; coordenou o Zoneamento Ecológico do Estado de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo. Iniciou a pesquisa de manejo da Candeia, que hoje se tornou uma realidade para várias empresas do País e para os agricultores de Minas Gerais. O evento Nos dois dias do evento, foram proferidas 16 palestras por renomados especialistas, selecionados oito trabalhos para apresentação oral e mais de 90 trabalhos para divulgação na forma de pôsteres. O professor Lucas Resende Gomide, do Departamento de Ciências Florestais da UFLA, participou da Coordenação Técnica do evento. Os trabalhos selecionados para o Encontro fazem parte do livro eletrônico (e-book) Atualidades em Mensuração Florestal, cujo PDF pode ser baixado gratuitamente nesse link.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.