Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor do DEG integra grupos do Inmetro para medidores de umidade de grãos

Publicado: Terça, 26 Agosto 2014 13:51 | Última Atualização: Segunda, 25 Agosto 2014 13:56
ednilton-tavaresNeste ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou um grupo de trabalho para avaliar os softwares para medidores de umidade de grãos. O professor Ednilton Tavares Andrade, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), é integrante desse grupo, além de outro, do Inmetro, que avalia os medidores de umidade de grãos. Nas reuniões, os grupos estabelecem os requisitos do Inmetro que os equipamentos utilizados na determinação do teor de água de grãos no País devem atender. Além disso, tais equipamentos passarão por um controle metrológico legal, que garantirá a precisão das leituras e a rastreabilidade. O professor Ednilton explica que o teor de água nos grãos (café, arroz, feijão, soja, milho, etc) impacta diretamente na sua massa e, portanto, na quantidade efetiva do produto. Nas transações comerciais, o teor de água influencia o preço: quando muito baixo, causa perdas ao produtor, pois poderia ter mais água no produto; e, se muito alto, pode causar deterioração e queda de qualidade do produto ou mesmo ter descontado do produtor esse excesso de água, de seu valor recebido. “A criação de parâmetros metrológicos para a determinação do teor de água nos grãos é importante porque traz garantia e segurança à sociedade civil”, conclui Ednilton.
Com informações de Vivian Marcello – bolsista Ascom/DEG
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.