Evento do dia 4/9 terá lançamento do “Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 05 Setembro 2014 06:18 | Última Atualização: Segunda, 03 Mai 2021 08:18

premio-agricultura-sustentavelComo parte da programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte na Universidade Federal de Lavras (UFLA), ocorrerá no Salão de Convenções em 4/9 o evento “Diálogo entre Ciência e Sociedade”. No roteiro do dia está o lançamento do prêmio "Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”, que será precedido de palestras e debates. As atividades terão início às 14h. Falarão ao público o ex-ministro Alysson Paulinelli e o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo. Já o debate terá a participação do pesquisador da Embrapa Pedro Abel Vieira Júnior; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela e Pedro Abel; do secretário geral adjunto de Agricultura do Governo de Minas Gerais, Paulo Romano; do presidente da Federação de Agricultura do Distrito Federal, Renato Simplício Lopes, e do gerente executivo do Fórum do Futuro, o jornalista Fernando Barros. De acordo com o Instituto Fórum do Futuro, promotor do prêmio "Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”, o objetivo da iniciativa é incentivar o desenvolvimento de tecnologias que conciliem os desafios de aumentar a produção de alimentos, simultaneamente à intensificação das ações de sustentabilidade. Serão distribuídos prêmios no valor total de 55 mil reais, que irão estimular os jovens a investir em start ups no setor. A UFLA participa do projeto, representada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec). Além delas, outras três instituições participam: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz” (ESALQ/USP) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A previsão de crise mundial na oferta de alimentos nas próximas décadas, conjugada à necessidade de produzir com sustentabilidade, motivou a criação do prêmio, que tem o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O patrocínio máster é da empresa John Deere, com apoio da Superintendência de Agricultura, da Caixa Econômica Federal e da empresa Campo. O desafio é incentivar os jovens de todas as áreas do conhecimento voltadas para a tecnologia a atentarem-se para o projeto e a causa a que está relacionado. Serão escolhidas as melhores ideias de cada  universidade participante, e os estudantes autores dessas ideias receberão o prêmio em cerimônia oficial, a ser promovida no dia 25/11, em Brasília. Os valores de premiação para primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares serão de R$ 30 mil, R$ 15 mil, R$ 5 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-1079. Em breve, será divulgado o link para que os interessados em participar do evento no dia 4/9 possam se inscrever.