Desenvolvimento sustentável e agricultura brasileira foram temas da abertura do Sinagro

Publicado: Segunda, 08 Setembro 2014 13:38 | Última Atualização: Quarta, 03 Setembro 2014 13:10
IMG_9115Debates sobre o panorama do agronegócio nacional e segurança alimentar pautaram a primeira manhã do Simpósio Internacional do Agronegócio (Sinagro), que foi aberto na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na manhã do dia 2 de setembro, no Salão de Convenções. O evento é um espaço de discussões sobre o agronegócio em nível global e nacional, com prelecionistas que apresentam temas relevantes nesse contexto. As primeiras palestras foram sobre o agronegócio e seus benefícios para a sociedade brasileira, com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; e a relação entre o agronegócio e o desenvolvimento sustentável dos países, com Alan Bojanic, diretor da FAO no Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Em sua palestra, Scolforo baseou-se em dados recentes sobre o agronegócio nacional para argumentar que o lançamento de políticas voltadas ao agricultor familiar pode aumentar significativamente a produção agrícola. Outra importante conclusão da palestra é que o País precisa investir em tecnologias e melhores condições de armazenagem e logística para trazer ganhos aos agricultores. Alan Bojanic argumentou que é preciso uma grande mobilização política mundial para erradicar a fome. Os recursos tecnológicos e produtivos já existem. Ele também comentou sobre as políticas da FAO, sendo uma das mais importantes o conjunto de ações para a redução de desperdícios. Antes das palestras, os participantes do Simpósio foram recebidos pelo reitor da UFLA; pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira; pelo presidente da Terra Júnior, João Vitor Borges; pelo representante do PET Agronomia Gustavo Pinto Resende; e pela vice-presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Camila Aparecida Carvalho. O evento, realizado simultaneamente ao  III Simpósio do Agronegócio Brasileiro e II Semana do Agrônomo, é uma realização da UFLA, organizado pela Terra Jr, PET Agronomia e Centro Acadêmico de Agronomia, com apoio da Capes.