Estudantes da UFLA podem concorrer a Prêmio com ideias para desenvolver a agricultura sustentável

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 18 Setembro 2014 06:48 | Última Atualização: Segunda, 03 Mai 2021 08:10

prêmio agriculturaDurante programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, foi lançado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o prêmio “Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”. Estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA e de mais três universidades podem acessar o endereço www.premionovostalentos.com, para inscrever ideias capazes de unir as novas tecnologias e o aumento sustentável da produção de alimentos.

O lançamento, realizado no Salão de Convenções da UFLA na quinta-feira (4/9), teve a presença do o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo; da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do ex-ministro Alysson Paulinelli; do assessor de Inovação e Empreendedorismo da Inbatec Luiz Gonzaga de Castro Júnior; do pesquisador da Embrapa Pedro Abel Vieira Júnior; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela; do secretário-geral adjunto de Agricultura do Governo de Minas Gerais, Paulo Romano; do presidente da Federação de Agricultura do Distrito Federal, Renato Simplício Lopes, e do gerente executivo do Fórum do Futuro, jornalista Fernando Barros.

“Tenho certeza de que teremos uma boa resposta desses jovens, porque eles já cultivam o orgulho de participarem de uma instituição que promove avanços na sociedade brasileira”. Professor Scolforo.

Professor Scolforo abriu os trabalhos convocando os jovens presentes a se inserirem na busca de ideias inovadoras, para, em seguida, transformarem-nas em ação. “Tenho certeza de que teremos uma boa resposta desses jovens, porque eles já cultivam o orgulho de participarem de uma instituição que promove avanços na sociedade brasileira”, disse. Em seguida, o jornalista do Fórum do Futuro levou ao público a mensagem de que a comunicação é um recurso estratégico para transformar a percepção que a sociedade possui da agricultura. “A comunidade não sabe da importância da agricultura; e, muitas vezes, a atividade é associada a conceitos negativos”. Evaldo Vilela, ao se apresentar, lembrou que, na história do país, já foi preciso provocar um salto na agricultura. “Nosso papel é contar aos jovens que o Brasil já foi grande importador de alimentos”. Ele também relatou casos de jovens que tiveram boas ideias, gerando bons resultados e bons negócios, apoiados pela Fapemig. Na mediação das apresentações, Luiz Gonzaga disse que a UFLA está atenta ao tema “inovação e empreendedorismo” e que, em breve, ações feitas na área estarão disponíveis. Já Paulo Romano falou de questões práticas da área agrícola que carecem de soluções. “Onde tivermos mais ciência, teremos menos decisões pautadas no emocional”. Outro apelo ao envolvimento dos jovens foi feito por Alysson Paulinelli: ao falar sobre os desafios da agricultura brasileira, motivou os estudantes a pesquisar e cuidar da área, remetendo-se ao que foi feito no passado e fazendo alusão ao que se precisa desenvolver para o futuro. “Eu nunca arredei pé dos sonhos que eu tinha”, disse ele, incentivando o público a idealizar um novo salto para a agricultura. “Estamos passando o bastão a vocês”. Sobre o Prêmiopremio-agricultura-sustentavel

A previsão de crise mundial na oferta de alimentos nas próximas décadas, conjugada à necessidade de produzir com sustentabilidade, motivou a criação do Prêmio pelo Instituto Fórum do Futuro, que tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Serão distribuídas premiações no valor total de 55 mil reais, com a finalidade de estimular os jovens a investir em start ups no setor. A UFLA participa do projeto, representada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec). As outras instituições envolvidas são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz” (ESALQ/USP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Será escolhida a melhor ideia de cada universidade participante, e os estudantes autores dessas ideias receberão os prêmios em cerimônia oficial, a ser promovida no dia 25/11, em Brasília. Os valores de premiação para primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares serão de R$ 30 mil, R$ 15 mil, R$ 5 mil e R$ 5 mil, respectivamente. É possível que o estudante participe individualmente ou em equipes de até cinco pessoas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-1079.