Estudantes de Administração Pública fizeram visita técnica a órgãos governamentais em Brasília

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 10 Setembro 2014 08:08 | Última Atualização: Terça, 09 Setembro 2014 10:51
visita-brasilia2Entre os dias 27/8 e 29/8, estudantes de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estavam em Brasília, onde fizeram visitas técnicas à Escola de Administração Fazendária (Esaf), ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Eles conheceram a estrutura organizacional e a função de cada um dos órgãos, além de se inteirarem sobre as políticas e programas realizados. A visita foi promovida pelo Programa de Educação Tutorial Institucional em Administração Pública (Peti-Pública). Na chegada à Esaf, o grupo foi recebido pelo presidente, Alexandre Motta, e pelo diretor de cooperação técnica, Paulo Mauger, que apresentaram aos estudantes a missão, os objetivos e os programas implantados. Ao conhecer melhor esses programas, a equipe percebeu a possibilidade de estreitamento no relacionamento entre a UFLA e a Esaf, por meio de convênios de cooperação. O segundo órgão a ser visitado foi o FNDE, braço do Ministério da Educação (MEC) responsável pela execução de políticas e programas educativos, com um orçamento anual de R$ 55 bilhões. A diretora de Administração, Leilane Barradas, e a coordenadora-geral de Articulação e Contratos (CGARC), Andreia Couto Ribeiro, além de outros profissionais, interagiram com os estudantes. Entre os assuntos abordados, estavam as contribuições do Fundo com o sistema de registros de preços, o que possibilitou uma economia de 23% nas compras realizadas. visita-brasilia4Na quinta-feira (28/8) houve a visita à Secretaria de Administração e Gestão de Informação (Sagi) do MDS, onde foram ouvidos o secretário Paulo Januzzi, a secretária-adjunta, Paula Montagner,  além de representantes das áreas de monitoramento e avaliação e de outras secretarias. Nesse momento, os estudantes tiveram acesso a informações relativas aos programas sociais do MDS. Segundo o professor Dany Flávio Tonelli, responsável por acompanhar os estudantes, juntamente com o professor Gustavo Costa de Souza, a visita foi uma oportunidade para que os alunos vissem como a Administração Pública opera na prática. “Acredito que seja possível estabelecer um calendário semestral ou anual para visitas desse tipo. Trata-se de um investimento necessário para aproximar o aprendizado teórico da realidade prática”. Os estudantes fizeram ainda visitas guiadas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e o ao Memorial Juscelino Kubitschek (JK).
Leonardo Assad, jornalista – bolsista Ascom.