Professores da UFLA participaram de eventos na Austrália

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 12 Setembro 2014 07:05 | Última Atualização: Quarta, 10 Setembro 2014 10:26
[caption id="attachment_65081" align="alignleft" width="249"]evento-australia Da esq. p/ dir.: Prof. Luiz Carlos Lima, profª. Suzan Kelly Bertolucci, prof. José Eduardo Pinto, Profª. Patrícia Paiva, estudante Mariel Salgado, prof. Ricardo Aiuke (Paraná) e prof. Renato Paiva.[/caption] Os professores do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA) Patrícia Paiva, José Eduardo Pinto e Suzan Kelly Bertolucci, acompanhados do professor do Departamento de Biologia (DBI) Renato Paiva e do professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Luiz Carlos Lima, representaram a UFLA em eventos na Austrália entre os dias 17/8 e 22/8. O 29º Congresso Internacional de Horticultura, promovido pela Sociedade Internacional de Ciência Hortícola (International Society of Horticultural Science -ISHS), reuniu mais de 3400 participantes, de 160 países. Nos simpósios que ocorreram paralelamente a esse Congresso, os professores da UFLA realizaram apresentações orais dos trabalhos resultantes de suas pesquisas. Na oportunidade, realizaram também contatos que consideram úteis a futuras parcerias e intercâmbios. [caption id="attachment_65082" align="alignright" width="249"]evento-australia2 Da esq. p/ dir.: profª. Patrícia Paiva, prof. Antonio Monteiro (Portugal - presidente ISHS 2010-2014), profª. Tiyoko Rebouças e prof. Rod Drew (Austrália – presidente eleito ISHS 2014-2018).[/caption] Antes do início do Congresso, foi realizado o Council Meeting, encontro do Conselho da ISHS, do qual a professora Patrícia é membro efetivo, representando a Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), da qual é presidente.  A reunião do Conselho é realizada a cada dois anos, com a participação da diretoria da ISHS, e tem os objetivos de definir ações e programas, e aprovar a realização de eventos promovidos pela ISHS. No decorrer do Congresso, os professores encontraram-se com a estudante de graduação da UFLA Mariel Salgado, atualmente matriculada na University of Queensland, como participante do programa Ciência sem Fronteiras. A aluna, que está sob a supervisão da professora Patrícia, atuou no Congresso como voluntária, auxiliando na comunicação com os congressistas que falam a língua portuguesa. “O encontro com ela foi bastante interessante, pois Mariel relatou sua vivência internacional, os contatos realizados e, sobretudo, a experiência de estudar em uma universidade estrangeira”, diz Patrícia.