Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Tese de doutorado produzida na UFLA pode contribuir com a cafeicultura de precisão

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 23 Setembro 2014 10:47 | Última Atualização: Sexta, 19 Setembro 2014 11:37
SNo Centro Tecnológico de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pode ser encontrado o protótipo de uma máquina inédita, útil à cafeicultura de precisão. Ela é capaz de fazer a distribuição, simultaneamente, na lavoura, de dois produtos (fertilizantes e corretivos, por exemplo), aplicando-os a uma taxa variável, ou seja, distribuindo quantidades diferentes dos dois produtos, de acordo com a necessidade identificada em cada ponto do solo. O equipamento foi desenvolvido durante pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O autor da tese de doutorado que deu origem ao equipamento é Murilo Machado de Barros, que defendeu o trabalho em 19 de agosto. A orientação foi do chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, com coorientação do também professor do DEG, Fábio Moreira. Com capacidade máxima para 1.200 Kg e limite de velocidade de 12Km/h, o equipamento foi testado por Murilo em quatro ensaios, realizados no câmpus da UFLA.  Entre as variáveis consideradas nos testes, estavam velocidade, dose, vazão, produtos e lado de aplicação. Após todos os resultados, foi possível validar a utilidade do equipamento: a precisão de aplicação dos produtos foi considerada satisfatória. SAo final de sua defesa, Murilo fez agradecimentos aos parceiros que contribuíram com a pesquisa, citando o DEG, os professores, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ingressou este ano como professor), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), além de pessoas que o ajudaram no projeto. Agradeceu também à UFLA, onde ele completou dez anos de estudos. “A sensação que tenho em relação à UFLA é de mudança de vida, pela trajetória que percorri aqui.”

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.