Docentes da UFLA participaram da FertBio 2014

Publicado: Quarta, 24 Setembro 2014 05:43 | Última Atualização: Terça, 23 Setembro 2014 07:18
fertbioPesquisadores, técnicos e docentes brasileiros reuniram-se em Araxá (MG), nos dias 15 a 19/9, durante a 31ª Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (FertBio 2014). O evento foi realizado com o tema: “fertilidade e biologia: integração e tecnologias para todos”. Vários professores da UFLA participaram da organização do evento e da programação científica. O professor emérito Alfredo Scheid Lopes apresentou, no dia 16, a conferência “Valorização da agricultura: solução definitiva e questão de segurança nacional”. Ele relatou sobre como o Brasil avançou na agricultura: a FAO considera que o País será o responsável pela produção de 40% dos alimentos consumidos no mundo em 2050. No entanto, para isso, é preciso: que problemas de infraestrutura e outros responsáveis por elevar o custo da produção brasileira sejam eliminados; e que se fortaleça a imagem da agricultura nacional, demonstrando seus benefícios ambientais, econômicos e sociais. Ainda, é preciso que a agricultura passe a ser encarada como um assunto de segurança nacional, de acordo com o professor. Ainda no dia 16, o professor Messias José Bastos de Andrade (DAG) participou de um debate sobre as perspectivas de introdução do feijão-fava na região Nordeste. No dia seguinte, o professor Carlos Alberto Silva (DCS) foi o relator de debate sobre a emissão de gases, efeito estufa e as consequências em solos agrícolas no plantio direto. No dia 18, o professor Guilherme Lopes (DCS) foi o relator de debate e de palestra sobre a presença de potássio e minerais em solos; e Fernanda de Carvalho foi a relatora do debate sobre um produto biológico promotor de enraizamento e crescimento de eucalipto e outras arbóreas. Encerrando o evento, houve um debate no dia 19 para discutir como os microrganismos presentes no solo podem contribuir para a obtenção de altas produtividades. O professor Alfredo Scheid Lopes foi um dos debatedores e a professora Maria Ligia de Souza Silva (DCS) foi a relatora. Os seguintes docentes da UFLA participaram da comissão organizadora: Fátima Maria de Souza Moreira (presidente); Marco Aurélio Carbone Carneiro, Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Valdemar Faquin, todos do DCS. O FertBio é organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Regional Leste, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e UFLA.
Com informações de Déborah Palacio – bolsista Ascom/DCS