Professores do DAG participaram de Congresso em Cuiabá; houve homenagem e lançamento de livros

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 24 Setembro 2014 14:12 | Última Atualização: Terça, 23 Setembro 2014 13:34
congresso-fruticulturaO XIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em Cuiabá (MT) em agosto, teve a participação de professores do Departamento de Agricultura (DAG). Os professores Rafael Pio e Moacir Pasqual lançaram livros durante o evento. Professor Moacir foi, ainda, homenageado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura.   A homenagem Com realização bianual, o Congresso tem a tradição de homenagear personalidades consideradas de destaque, pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento e progresso da fruticultura. O professor Moacir Pasqual, que foi um dos homenageados, atua na Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde 1985. Ele foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Empasc) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tendo colaborado no desenvolvimento e ampliação das técnicas de manejo cultural e de quebra da dormência da macieira. Esses trabalhos foram considerados fundamentais para o avanço das áreas de plantio de maçãs no Brasil, que passou da posição de importador à de um dos maiores produtores mundiais da fruta. Pesquisador 1A do CNPq, o professor já ocupou também as funções de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultur, de coordenador da área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por dois triênios e de  membro do comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). [caption id="attachment_68076" align="alignright" width="249"]Professor Moacir Pasqual. Professor Moacir Pasqual.[/caption] Livros lançados A obra "Cultivos de fruteiras de clima temperado em regiões subtropicais e tropicais", de autoria do professor do DAG Rafael Pio, teve seu pré-lançamento realizado durante o evento. O livro foi publicado pela Editora UFLA e será lançado oficialmente em seção solene ainda em 2014. Já para o livro do professor Moacir Pasqual, o Congresso foi local de lançamento oficial do livro "Cultura de tecidos em espécies frutíferas", editado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) -Boa Vista (RR). Os dois títulos dão contribuições à divulgação do conhecimento da área de fruticultura, sendo úteis tanto ao ambiente acadêmico quanto para os técnicos do setor.