Cerimônia abriu oficialmente o V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte na UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 30 Setembro 2014 06:48 | Última Atualização: Sexta, 26 Setembro 2014 14:46
image033A abertura oficial do V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorreu  na última quinta-feira (25/9). Organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - associação científica filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - o evento é regional e ocorre a cada dois anos. Esta é a primeira vez que Lavras sedia o Congresso. Para esta edição, 250 participantes se inscreveram e mais de 80 trabalhos foram submetidos à avaliação da comissão científica. O tema do evento desdobra-se em questões como lazer, saúde, educação física escolar, formação profissional, mundo do trabalho e pesquisa. Na mesa de honra de abertura dos trabalhos estavam o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; o chefe do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF/UFLA), professor Raoni Perrucci Toledo Machado; o coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física, professor Fábio Pinto Gonçalves dos Reis; o coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Macie; o representante da direção nacional do CBCE, professor Felipe Quintão de Almeida; além do secretário do CBCE em Minas Gerais e coordenador geral do evento, professor Cláudio Márcio Oliveira. O reitor lembrou a caminhada de oito anos do curso de Educação Física, comemorou a realização do evento e citou os investimentos que a UFLA está realizando e que trarão benefícios ao Departamento de Educação Física (DEF), como a pista de alto rendimento, por exemplo. “Acredito que dentro de algum tempo os cursos da área de Educação Física terão na UFLA uma estrutura que poderá ser considerada uma das mais relevantes deste país”, disse. Como coordenador do evento, professor Cláudio enfatizou que os três dias de Congresso seriam de muita interação e produção coletiva do conhecimento. Ele citou trechos escritos por Guimarães Rosa para deixar a mensagem de que “a educação pode ser reinventada em eventos como este”. Já Felipe Quintão realçou a importância das edições regionais do evento para a divulgação das pesquisas feitas por estudantes de graduação e pós-graduação. Na mensagem deixada pelo professor Raoni, ficou a expectativa por bons dias de congresso: “eventos como este vão além da troca de experiência acadêmica, constituindo-se como uma oportunidade em que se fazem muitas amizades”. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Paulo Roberto Veloso Ventura. O tema foi “Educação Física/Ciências do Esporte: políticas, dilemas e controvérsias”, pelo qual ele abordou argumentos em prol de uma educação qualitativa, assim como os aparelhos ideológicos que se constituem como obstáculos a esse objetivo. O Congresso será encerrado no sábado (27/9), das 14h30 às 16h, tendo como conferencista o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alexandre Fernandez Vaz. Ele abordará o tema “Educação Física nas múltiplas de linguagens: formação de sujeitos, dilemas e controvérsias."