“O prazer de descobrir as coisas”: Cinema com Ciência exibe entrevista com Richard Feynman

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 08 Outubro 2014 13:43 | Última Atualização: Sexta, 03 Outubro 2014 10:52
feynmanNesta sexta feira (3/10), o "Cinema com ciência" exibe a entrevista "Richard Feynman: o prazer de descobrir as coisas". A atividade, que faz parte o projeto A Magia da Física e do Universo, terá início às 16h, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Toda a comunidade é convidada a comparecer e participar, com entrada franca. Após a exibição do filme, haverá análise do material e debate sobre o tema. O “Cinema com Ciência” é realizado às sextas-feiras letivas e, atualmente, exibe um ciclo de documentários voltado às biografias de cientistas. Os professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso são os coordenadores do projeto, que tem o apoio do MHN, do DEX e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física. Sinopse A entrevista filmada em 1981 traz o relato do físico Feynman sobre sua infância, sobre sua conquista do prêmio Nobel em 1965 e sobre descobertas científicas. A contribuição de Feynman (1918-1988) para a física ocorreu não apenas no campo teórico, mas também na divulgação científica: seus livros contribuíram para o interesse e esclarecimento de leigos nessa área do saber.