Reitor e equipe da UFLA visitam sede da Cooxupé para fortalecer parcerias de pesquisa

Publicado: Sexta, 10 Outubro 2014 13:16 | Última Atualização: Quinta, 09 Outubro 2014 07:38
[caption id="attachment_70173" align="alignleft" width="249"]Equipe da UFLA visita a Cooxupé - maior cooperativa de café do mundo Equipe da UFLA visita a Cooxupé - maior cooperativa de café do mundo[/caption] Na sexta-feira (3/10), uma equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fez uma visita técnica à sede da Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, para fortalecer as parcerias em projetos estratégicos para a cafeicultura nacional. A visita incluiu o Complexo de Armazenagem e Indústria de Café Japy, o Laboratório de Análise de Café e a Indústria de Óleo de Café. Em agosto deste ano, o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, formalizou, na UFLA, termo de cooperação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), para cofinanciar a linha de pesquisa “Produtos Inovadores à Base de Subprodutos e Resíduos da Indústria de Café”. A visita à Cooxupé foi realizada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, acompanhado do assessor de Relações Institucionais, prof. Antônio Nazareno Mendes; do assessor de Inovação e Empreendedorismo, prof. Luiz Gonzaga de Castro Júnior; do coordenador do INCT Café, prof. Mário Lúcio Vilela Resende e da pós-doutoranda do INCT Café, Ingrid Simone Ribeiro. A equipe da UFLA foi recebida pelo presidente da Cooxupé, Carlos Paulino; pelo vice-presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e pelo diretor administrativo, Antonio Carlos Oliveira Martins, além de técnicos, agrônomos e pesquisadores. A visita também contou com a presença do engenheiro de produção Marcelo Casagrande, coordenador do projeto que objetiva ampliar as oportunidades para extração de óleo de café para emprego na indústria de cosméticos. Além das pesquisas já iniciadas no âmbito do INCT Café, a Cooxupé sinalizou que outras parcerias poderão ser firmadas com a UFLA envolvendo toda cadeia produtiva do café, desde o manejo da lavoura, até aspectos ligados a comercialização e mercados. Também foi reforçada a importância do projeto de Georreferenciamento do Café, que deverá ser realizado pela UFLA com apoio do Governo de Minas. A Cooxupé já realiza um trabalho de georreferenciamento em propriedades de seus cooperados, nas regiões produtoras de Minas Gerais e São Paulo. A equipe da UFLA também apresentou a organização recente da Agência de Inovação do café – a InovaCafé, que reúne diversas iniciativas voltadas para a inovação no setor cafeeiro.