Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade recebe inscrições

Publicado: Segunda, 20 Outubro 2014 07:42 | Última Atualização: Sexta, 17 Outubro 2014 07:51
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital conjunto nº 60/2014, referente à edição 2013 do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas em 2013. Para esta edição serão aceitos os trabalhos nos grupos "Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia"; "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos"; "Redução de Gases do efeito estufa (GEE)"; e "Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza". Na edição do Prêmio Vale-Capes de Sustentabilidade 2012, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada com a tese de Maria Cristina Silva, do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, sob a orientação da professora Angelita Duarte Correa (Departamento de Química – DQI). O trabalho desenvolvido na UFLA foi  vencedor da categoria “processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”. Como participar Para serem inscritos, os trabalhos devem estar disponíveis no banco de teses e dissertações da Capes, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidos em 2013 e no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidos em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, cinco teses de doutorado e/ou cinco dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do edital. A pré-seleção das teses e dissertações a serem indicadas aos prêmios ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição  até o dia 14 de novembro. Premiação As teses e dissertações selecionadas serão premiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores para que compareçam à cerimônia de premiação, que acontecerá em abril de 2015; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador (es) e ao programa em que foi defendido o trabalho; certificado de premiação e troféu para autor; e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador. Para teses de doutorado, está prevista também a premiação com bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter em um ano para estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, e a concessão de um prêmio adicional pela Vale ao autor da tese, no valor de R$ 15 mil. Para as dissertações de mestrado, bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos para o autor da tese e prêmio adicional pela Vale ao autor da dissertação, no valor de R$ 10 mil. Acesse aqui o edital completo. Fonte: CCS/Capes

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.