Estudante do DEF teve trabalho premiado no Congresso Brasileiro de Comportamento Motor
[caption id="attachment_71481" align="alignleft" width="249"]
Membros do LACOM e com o presidente da comissão organizadora do Congresso, professor Herbert Ugrinowitsch (UFMG)[/caption]
A estudante do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Thaísa Martins Nascimento recebeu o prêmio "Professor Dr. Ruy Jornada Krebs" por apresentar o melhor trabalho de Iniciação Científica na área de
Aprendizagem Motora, durante VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. O evento foi realizado em Belo Horizonte, entre os dias 17/10 e 19/10.
Denominado "
Efeitos da demonstração e feedback autocontrolados na aprendizagem motora", o trabalho demonstrou que seres humanos adultos aprendem novas habilidades motoras de forma mais eficaz quando têm um papel mais ativo nesse processo, ou seja, quando têm sob o seu controle o uso de um ou mais recursos disponíveis, podendo utilizá-los de acordo com sua própria necessidade.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Comportamento Motor do Departamento de Educação Física (Lacom/DEF), sob a orientação do professor Alessandro Bruzi, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (
CNPq). Para o desenvolvimento do trabalho, houve a colaboração da estudante do curso de bacharelado em Educação Física Mariane Bacelar, que atualmente encontra-se na Universidade de
Auburn (Estados Unidos), pelo programa de mobilidade acadêmica Ciência sem Fronteiras (CSF), e de mais dois professores da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).
Outras pesquisas apresentadas
Além do trabalho premiado, o Lacom apresentou outras quatro pesquisas de Iniciação Científica. Duas delas, realizadas em parceria com o professor Marcelo de Castro Teixeira, envolvendo cognição e desempenho esportivo, demonstraram que a prática sistemática do voleibol promove, ao longo do tempo, o desenvolvimento significativo da velocidade de processamento de informações para a tomada de decisão, que é uma capacidade fundamental para o êxito na modalidade.
Um terceiro trabalho demonstrou que o envelhecimento prejudica o controle postural dinâmico, mas não impede o organismo de usar mecanismos compensatórios para minimizar tais alterações. E a quarta pesquisa, desenvolvida pelo recém-graduado em licenciatura em Educação Física, Jonatas Ribeiro, em seu estágio no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), sob a orientação de Vitor Lopes, demonstrou que os níveis de coordenação motora grossa, o nível de atividade física e o índice de massa corporal (IMC) se alteram significativamente da infância para a adolescência e que essas variáveis se associam de forma inversamente proporcional, especificamente, no final da infância.
De acordo com os professores Alessandro Bruzi e Marcelo de Castro, apesar de ter sido a primeira aparição do grupo no evento, a participação dos seis estudantes de iniciação científica foi considerada muito efetiva, com contribuição marcante para a área.