Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Técnicos da Emater realizam treinamento em cafeicultura na UFLA

Publicado: Segunda, 03 Novembro 2014 07:18 | Última Atualização: Quarta, 29 Outubro 2014 14:57
[caption id="attachment_71496" align="alignright" width="249"]A última palestra foi apresentada pelo professor José Donizeti Alves e abordou o efeito das alterações climáticas na produção e fisiologia do cafeeiro. A última palestra foi apresentada pelo professor José Donizeti Alves e abordou o efeito das alterações climáticas na produção e fisiologia do cafeeiro[/caption] De 20 a 24 de outubro, 45 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), das quatro principais regiões produtoras de café do Estado, se reuniram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para participarem de um treinamento em cafeicultura. Essa foi a última etapa de um programa realizado em parceria entre a Emater e a Embrapa Café, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, fruto da cooperação técnica para transferência de tecnologias a pequenos e médios produtores. A iniciativa tem o apoio da UFLA e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café. Segundo o coordenador técnico da Emater na área de cafeicultura, Julian Silva Carvalho, esta última edição do treinamento teve uma programação ainda mais diversificada, com apresentação de temas que enfocaram a cadeia produtiva do café antes e também depois da porteira. “As palestras foram escolhidas para que os técnicos também tivessem informações sobre o mercado, tendências futuras de consumo e indicadores que influenciam a formação do preço do café no mercado internacional”, destaca. Para Julian Carvalho, a parceria com a UFLA é sempre produtiva, pois completa o ciclo fundamental de fazer chegar os resultados da pesquisa desenvolvidas na Universidade aos produtores de todo o Estado. Os técnicos da Emater são multiplicadores das informações e tecnologias que serão validadas no campo. Ao todo, o programa contou com 10 encontros. Em 2013, o programa promoveu a capacitação de 170 extensionistas, que transmitiram esse conhecimento técnico e científico para 2.400 produtores e a suas associações/cooperativas em 126 municípios do Estado de Minas Gerais. Em complemento, em 2014, foram realizados cursos de capacitação para mais 200 extensionistas (40 deles do Certifica Minas), com a previsão de transferência de tecnologias e informações para cafeicultores de 80 municípios.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.