Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Estudantes e professores da UFLA participam do 40º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Professor Fábio Moreira (DEG/UFLA) foi homenageado com a medalha "Mérito Cafeeiro"
[caption id="attachment_71612" align="alignright" width="249"] Delegação da Universidade Federal de Lavras com o idealizador e organizador do Congresso, o pesquisador José Braz Matiello[/caption] Como acontece tradicionalmente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das instituições apoiadoras do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado em Serra Negra, de 28 a 31 de outubro. Em sua 40ª edição, professores e estudantes participaram do mais antigo congresso de pesquisas cafeeiras, que tem como objetivo discutir e divulgar novas tecnologias, visando a melhoria da lavoura cafeeira. Nesta edição do evento, que tem como tema “40 anos de tecnologias, pro café ter melhorias”, foram publicados 287 trabalhos, sendo 105 deles apresentados oralmente. Professores e estudantes da UFLA participaram com cerca de 70 trabalhos. Os professores Rubens José Guimarães (DAG), Rosemary Gualberto Pereira (DCA) e Fábio Moreira (DEG) integraram a delegação da UFLA, que contou com a participação de 25 estudantes de graduação e pós-graduação membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf). Na programação, a oportunidade de participar de debates sobre a conjuntura cafeeira, sessões de apresentações de trabalhos de pesquisa, além de seminários que abordaram os problemas e soluções para a cafeicultura de montanha, equilíbrio na nutrição de cafeeiros e irrigação suplementar em cafezais. Homenagem [caption id="attachment_71632" align="alignleft" width="249"] Professor Fábio Moreira é homenageado com a medalha "Mérito Cafeeiro"[/caption] Na cerimônia, o professor Fábio Moreira foi homenageado com a medalha Mérito Cafeeiro, concedido a profissionais com destacada atuação no setor. No caso do professor, o reconhecimento pelas pesquisas com a temática mecanização da lavoura cafeeira, assim como as contribuições para o desenvolvimento de novos maquinários. Fábio Moreira é professor titular da UFLA e ministra aulas para os cursos de Engenharia Agrícola, Agronomia e Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Foi também um dos idealizadores da Expocafé, em 1998, que se tornou o maior evento da cafeicultura no Brasil. É o coordenador do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, evento permanente da Expocafé, na 5ª edição. O Congresso Este congresso tem a particularidade de reunir pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas do País, juntamente com técnicos e consultores ligados à assistência técnica, lideranças e cafeicultores, possibilitando um diversificado debate sobre temáticas relevantes para o setor e a difusão das novas tecnologias. O Congresso contou com a organização da Fundação Procafé e o apoio do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa Café, UFLA, Universidade de Uberaba (Uniube) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Participam ainda, no apoio, universidades, institutos e empresas de pesquisas, organizações e associações de classe, além de empresas de insumos e maquinário.
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.