Projeto Marolo promove nesta sexta-feira (7/11) 4ª capacitação para agricultores familiares

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 10 Novembro 2014 14:09 | Última Atualização: Quinta, 06 Novembro 2014 14:22
[caption id="attachment_72008" align="alignleft" width="249"]Capacitação na área de Panificação, realizada em julho/2014. Capacitação na área de Panificação, realizada em julho/2014.[/caption] As capacitações oferecidas pelo Projeto Marolo (Engenheiros Sem Fronteiras – ESF/Núcleo Lavras) aos agricultores familiares de Três Pontas já chegam à quarta edição. Nesta sexta-feira (7/11), representantes das 15 famílias que fazem parte da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Três Pontas (AQUI3P) estarão na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para aprenderem sobre a “Produção de Licores e Polpas”. A programação terá início às 8h e será encerrada às 18h, com atividades teóricas a serem desenvolvidas no Departamento de Engenharia (DEG) e atividades práticas que ocorrerão no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). O conteúdo sobre polpas será abordado pela doutoranda em Ciência dos Alimentos Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves; já as informações sobre licores serão de responsabilidade do professor do DCA José Guilherme Lembi Ferreira Alves. O objetivo da série de capacitações é deixar os participantes aptos a atuarem na agroindústria fundada pela AQUI3P. Em datas anteriores, as abordagens foram nas áreas de panificação, produção de doces e higienização de maquinários e cuidados para evitar contaminações microbiológicas. Em todas elas, os ESF contam com a colaboração de diferentes setores e entidades da UFLA. A parceria dos agricultores com a Universidade estabeleceu-se a partir do trabalho da ONG Engenheiros Sem Fronteiras (Núcleo Lavras), coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares. Vinte e cinco membros dos ESF – que são também estudantes de diferentes cursos da UFLA, como Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Administração e Engenharia Ambiental – estão envolvidos no “Projeto Marolo”. Esse projeto, desenvolvido em conjunto com a AQUI3P, visa ao incentivo do cultivo do fruto, característico do Cerrado, na região de Três Pontas, assim como seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização. Veja a programação completa da Capacitação.