Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Enade será aplicado em 23/11 – consulte as últimas orientações da PRG

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 17 Novembro 2014 15:22 | Última Atualização: Segunda, 10 Novembro 2014 15:17
enadeO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2014) será realizado em 23/11, às 13h. Estudantes de 19 cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deverão fazer a prova.  A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) já disponibilizou a lista de alunos inscritos, por curso, que deverão fazer o exame. Na relação podem ser identificados os estudantes considerados “concluintes”, ou seja, que tenham finalizado 70% do curso. Apenas esses últimos devem participar desta etapa do processo de avaliação. Antes da prova, é obrigatório que o estudante concluinte responda ao Questionário do Estudante. O prazo máximo para o preenchimento do questionário é 23/11, mas esse procedimento deve ser feito antes do horário da prova, já que o local de realização só é informado após a finalização do questionário, quando ficará disponível para impressão o Cartão de Informação do Estudante. A nota obtida no Enade e as pontuações dos questionários irão compor o conceito do curso (CPC/Enade) e da instituição (IGC). Os estudantes inscritos que tiverem dúvidas devem procurar o coordenador de seu curso.  O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o que torna obrigatória a participação do aluno em fase de conclusão de curso. Não responder ao questionário e/ou não realizar a prova são ações que impedem o estudante de colar grau, até que sua situação seja regularizada. O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. Curso da UFLA para os quais haverá aplicação do Enade em 2014 Serão avaliados estudantes dos cursos de Ciência da Computação; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Filosofia; Física; Letras- Português e Inglês; Matemática; Química (Bacharelado); Química (Licenciatura) e Sistemas de Informação. Ficam dispensados da prova e do questionário os ingressantes dos cursos avaliados. É, no entanto, necessário que estejam inscritos. Não houve estudantes inscritos nos cursos ofertados na modalidade “a distância”, já que esse grupo não atendeu a critérios estabelecidos pelo Inep. A prova O exame é composto por questões de avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas, e do componente específico da área avaliada. O conteúdo de cada prova pode ser consultado no link: http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014
Para acessar o questionário, acesse o link http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/
Para ler o comunicado enviado aos estudantes, acesse o link: http://www.prg.ufla.br/site/enade-2/
Acesse o Manual do Estudante (Enade)

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção