Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Alunos do Instituto Presbiteriano Gammon visitam instalações da InovaCafé - confira as fotos

Publicado: Quinta, 13 Novembro 2014 11:40 | Última Atualização: Terça, 11 Novembro 2014 15:04
[caption id="attachment_72448" align="alignleft" width="249"]Crianças conhecem o ciclo do café, da lavoura à xícara Crianças conhecem o ciclo do café, da lavoura à xícara[/caption] No dia 5 de novembro, alunos do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano Gammon participaram de uma experiência que ficará marcada na memória das crianças. Eles conheceram as instalações da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), e tiverem a oportunidade de conhecer  todo o processo de produção desta bebida, da semente à xícara. A visita faz parte do projeto de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Geografia e História, ministradas para os alunos da 4ª série. As crianças foram recebidas com uma palestra apresentada pelo professor de Cafeicultura da UFLA, Rubens José Guimarães, Antônio Jackson de Jesus Souza (pós-doutorando), Arthur Henrique Cruvinel Carneiro e Nicolas Souza Bedo Sousa (graduandos do curso de Agronomia). Eles abordaram as singularidades do sistema agroindustrial do café e responderam aos questionamentos dos alunos. Durante a visita, os alunos conheceram o viveiro de mudas, o café na lavoura, o processo de colheita, torra e moagem, até chegar o café puro na xícara dos pequenos visitantes. As professoras do Gammon, Ana Luiza e Adriana Lopes de Melo Carvalho, utilizam a cultura do café para abordar questões referentes às disciplinas de Geografia e História, com o uso de materiais didáticos, elaboração de um álbum do café e apresentação de relatórios como fechamento do conteúdo. Para Ana Luiza, os alunos adquirem experiências e informações visitando a Universidade. “Os alunos adquirem bagagem e conhecimentos ao saírem da sala de aula e verem como o processo funciona na prática”. Adriana Lopes compartilha da mesma ideia. “É uma forma de aliar teoria e prática”. Segundo Antônio Jackson, doutor em Agronomia pela UFLA, toda a equipe se organizou para receber os alunos. “Utilizamos uma linguagem simples para que pudessem compreender assuntos importantes, abordando desde a plantação até o pó de café disponível no supermercado”. Bruno Pereira Ribeiro (10), aluno do 4°A, demonstrou interesse na área do café. “Achei muito interessante, aprendi na sala e na UFLA”.  Júlia Ferreira (9), também do 4°A, gostou muito da visita ao câmpus da Universidade. “Consegui aprender como que é uma plantação do café, a utilização das máquinas e o processamento”. De acordo com o professor da UFLA, Rubens José Guimarães (DAG), a visita dos alunos tem uma função social. “A UFLA demonstra que tem mais responsabilidade social ao receber estas crianças, podendo despertar o interesse deles em atuar nesta área no futuro.” Veja a galeria de fotos - Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Leonardo Assad, jornalista – bolsista Ascom

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.