Projeto Marolo: ESF trouxeram agricultores familiares à UFLA para quarta capacitação
Integrantes da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Três Pontas (AQUI3P) estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 7/11 para a quarta capacitação referente ao Projeto Marolo, desenvolvido pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Lavras. A capacitação foi na área de produção de licores e de polpas.
Com conteúdo teórico ministrado no Departamento de Engenharia (DEG) e etapa prática desenvolvida no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), a capacitação teve como prelecionistas a doutoranda em Ciência dos Alimentos Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves, que tratou da parte de polpas, e o professor do DCA José Guilherme Lembi Ferreira Alves, que trabalhou a produção de licores.
De acordo com o presidente da AQUI3P, Osvaldo Júnior, a agroindústria da Associação está adquirindo os últimos equipamentos necessários ao seu pleno funcionamento. No entanto, seus membros já estão trabalhando com produtos das áreas de panificação, polpas, processamento de mandiocas, extrato de tomate, temperos, entre outros.
Osvaldo também confirma a importância que as capacitações promovidas pelos ESF têm assumido na rotina. “O conhecimento adquirido nesses cursos faz com que saibamos o porquê de cada procedimento, levando-nos a processar os alimentos de forma mais adequada.”, avalia. Ele comenta que o conhecimento técnico ajuda a garantir a padronização da produção.
Dentro do Projeto Marolo, novas iniciativas são implementadas continuamente. Os planos agora são de investir também em plantas medicinais, formatar novas capacitações voltadas para a área de agroecologia e atuar na revitalização de nascentes e recuperação de áreas degradadas na região onde ficam as propriedades integrantes da Associação. Nesse último caso, as ações devem abranger não só os membros da AQUI3P, como também a comunidade do entorno.
O sucesso das atividades tem servido de exemplo e despertado o interesse de produtores de outras regiões. A quarta capacitação teve entre seus participantes um agricultor de São Lourenço (MG). Ao tomar conhecimento das práticas da Associação e do Projeto Marolo, ele se interessou em conhecer o trabalho e pretende replicar a ideia em sua comunidade.
O presidente da AQUI3P destaca o apoio dos ESF e da UFLA: “Aqui temos encontrado as respostas de que precisamos. Os ESF, com o apoio da UFLA, estão ajudando a agricultura familiar de forma impressionante”.
Os ESF e o Projeto Marolo
A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (Núcleo Lavras) é coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares. Vinte e cinco membros dos ESF – que são também estudantes de diferentes cursos da UFLA, como Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Administração e Engenharia Ambiental – estão envolvidos no “Projeto Marolo”. Esse projeto, desenvolvido em conjunto com a AQUI3P, visa ao incentivo do cultivo do fruto, característico do Cerrado, na região de Três Pontas, assim como seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização. As atividades também estendem seus benefícios a outros produtos, além do marolo.
Sobre as outras três capacitações, leia:
Seminário ajuda agricultores de Três Pontas a colocar agroindústria em funcionamento
Agricultores familiares de Três Pontas passaram por segunda capacitação na UFLA
Produção de doces foi tema da III Capacitação do Projeto Marolo, realizada na UFLA