Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Startup Weekend fomentou ideias inovadoras da comunidade acadêmica e lavrense

Publicado: Quinta, 20 Novembro 2014 12:43 | Última Atualização: Quarta, 19 Novembro 2014 07:06
SONY DSCO que você faz em 54 horas? Os participantes do Startup Weekend, ocorrido na UFLA nos dias 7 a 9 de novembro, comprovaram que é possível desenvolver uma ideia e transformá-la em uma empresa viável, apenas nesse intervalo. O Startup Weekend Lavras foi uma “competição” entre os participantes, incentivando a inovação e o empreendedorismo. Os participantes foram encorajados a gerar ideias, construir modelos de negócios, desenvolver protótipos e apresentá-los a uma banca avaliadora. SONY DSCUm dos projetos desenvolvidos foi o aplicativo para celular JukeMob. Ele integra um sistema, que poderá ser adquirido por restaurantes, bares e lanchonetes, e um aplicativo, gratuito para os usuários, pelo qual poderão pedir músicas para tocar nesses estabelecimentos, substituindo o jukebox tradicional. “Uma das vantagens é que ele ‘busca’ as músicas da internet, em um acervo muito mais amplo que o jukebox comum”, aponta um dos desenvolvedores, André Camilo Bolina. “Como será atrelado ao Facebook, fornecerá ao empresário uma base de dados sobre quem são os clientes que utilizam o aplicativo, permitindo que o estabelecimento crie estratégias direcionadas”, acrescenta Igor Corrêa Silva, que também participa do projeto. [caption id="attachment_73197" align="alignleft" width="249"]Telas do aplicativo JukeMob Telas do aplicativo JukeMob[/caption] O aplicativo foi desenvolvido por ex-alunos (André e Alessandro Reis de Alcântara) e um discente (Igor) do curso de Ciência da Computação. Para eles, o Startup Weekend foi uma experiência proveitosa: “Durante o curso, temos uma grande base teórica, enquanto no evento, vivenciamos a prática, transformando a ideia em realidade. Chegamos a fazer uma pesquisa diretamente em estabelecimentos comerciais”, conta André. Um dos coordenadores do evento, Herman Santos, considerou como muito boas as ideias geradas no Startup Weekend Lavras, capazes de vincular valor (solução de um problema ou benefício) à viabilidade econômica. “Esperamos que o movimento de fomento ao empreendedorismo em Lavras, mais especificamente na UFLA, se consolide como um programa de desenvolvimento local e regional. Assim, gostaríamos que eventos como esse se firmassem como estratégia institucional e governamental perene”, comentou. O Startup Weekend é constituído por uma rede global de líderes e empreendedores, voltada à criação de empresas, por meio da inspiração e orientação de empreendedores. Em seus eventos, são reunidos desenvolvedores, designers e profissionais de marketing para compartilhar ideias, formar equipes, construir produtos, criar protótipos de empresas ou projetos e lançar startups (esse termo designa empresas novas, que possuem projetos inovadores e promissores). O evento foi realizado pela UFLA, com apoio do Sebrae, Ideia Brasil, Prêmio Ideia, Jeito Caseiro, Tuti Fruti e Gangorra. A comissão organizadora foi composta por Herman, Emeline Brasil, Fernando Fernandes e Gustavo Pains e o professor Paulo Henrique Bermejo (DCC/UFLA).  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.