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Curso de Licenciatura Letras/Português EAD da UFLA recebe nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Terça, 25 Novembro 2014 15:03 | Última Atualização: Quarta, 19 Novembro 2014 08:46
NOTA-MAXIMA-UFLA-249x169A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora mais um resultado positivo que atesta a qualidade dos cursos de graduação ofertados na modalidade a distância ofertados pela Universidade. O Curso de Licenciatura Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, modalidade Educação a Distância (EAD), recebeu nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota obtida na avaliação representa perfil EXCELENTE de qualidade. A visita da comissão de avaliação de reconhecimento do Curso foi realizada no período de 5 a 8 de novembro, incluindo a apreciação das instalações gerais do câmpus pertinentes aos serviços correlatos ao curso. O processo contou com reuniões com os dirigentes da Instituição, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Coordenação do Curso, Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NDE), além de reuniões com o corpo docente e discente do curso. A comissão tomou por base investigativa os documentos, entrevistas, análise dos acervos referentes à biblioteca, a produção do material didático e atendimento aos discentes. Verificou-se a aderência e o alinhamento entre o previsto e o realizado, os requisitos legais e normativos e a avaliação específica de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a avaliação confirma a excelência da Universidade também na modalidade EAD, modalidade em que a UFLA foi uma das instituições pioneiras na oferta de cursos de especialização. Ele reforça que o aperfeiçoamento das tecnologias empregadas, os professores altamente capacitados e o envolvimento de técnicos e estudantes resultam em um conjunto equilibrado de atributos que garantem a qualidade esperada para um curso que tem a forte marca UFLA. A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, compartilha o resultado com toda a equipe de professores, técnicos, estudantes e gestores que contribuíram para o resultado do processo de avaliação. “O resultado consolida a excelência dos cursos ofertados pela UFLA na modalidade a distância e reforça a missão social da Universidade na democratização do acesso ao ensino superior de qualidade”, afirma. Na avaliação do coordenador geral do Centro de Educação a Distância da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins, o reconhecimento, resultado de uma avaliação criteriosa, atesta o diferencial do trabalho realizado pela UFLA no cenário de educação a distância no Brasil. Sobre o curso O Curso de Licenciatura Letras- Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas na modalidade EAD foi aprovado pela resolução Cuni n° 57, de 2/12/2009, com 250 vagas anuais, sendo 50 vagas para cada polo: Cambuí, Itamonte, Confins, Sete Lagoas e Governador Valadares. Hoje tem 340 alunos matriculados no total. A primeira turma teve início no segundo semestre de 2011. A coordenadora do curso é a professora Mauriceia Silva de Paula Oliveira. De acordo com o relatório de avaliação, a UFLA visa a formar professores no campo da Língua Portuguesa e das Literaturas de Língua Portuguesa, em conformidade com a missão de produzir, socializar e aplicar o conhecimento construído nos diversos campos do saber. “A atual estrutura curricular do curso se organiza em conjuntos de disciplinas que possibilitam realizar atividades de aprendizagem com integração horizontal e vertical, cuja finalidade é garantir o alcance dos objetivos, habilidades, competências e o perfil profissional do egresso”. O documento enfatiza ainda que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) implantadas no processo de ensino-aprendizagem permitem executar, de maneira excelente, o projeto pedagógico do curso, com destaque para o Centro de Educação a Distância (Cead) e para o Núcleo de Educação Continuada. Ressalta-se que o corpo docente tem formação em pós-graduação stricto sensu, com um percentual superior a 90% de professores doutores. Todos os tutores têm formação em curso de pós-graduação, mais de 60% deles com mestrado. Quanto à infraestrutura, a comissão considerou excelentes as estruturas do câmpus e também dos polos de referência, destacando as salas de aula, laboratórios, equipamentos, biblioteca, além das áreas de convivência e lazer.

 

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