Bolsistas do BIC Júnior receberam certificados de conclusão - veja fotos
Estudantes de ensino médio de sete escolas estaduais de Lavras receberam nessa segunda-feira (1º/12) seus certificados de participação no Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior). Os trinta e três jovens foram recebidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em cerimônia oficial, acompanhados de seus familiares e de representantes das escolas.
Presidiu a mesa de honra dos trabalhos a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. Ela lembrou que o programa começou com apenas vinte estudantes de ensino médio e hoje já contempla 150. Para ela, as experiências proporcionadas pelas atividades do BIC Júnior beneficiam não só os estudantes da escola pública, mas também seus familiares, que têm a oportunidade de conhecer melhor a Universidade.
O fato mencionado pela professora Édila é confirmado pela bolsista Letícia Abreu de Paula, que conta ter obtido informações sobre hidroponia na UFLA, o que contribuiu para influenciar seu pai a abrir uma empresa na área. “Com as informações que levei daqui, ele ficou motivado a vir à Universidade conhecer melhor a técnica”, relata.
[caption id="attachment_74853" align="alignright" width="249"]
Letícia Abreu de Paula[/caption]
Além da vice-reitora, estavam na mesa de honra o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; o pró-reitor de adjunto e coordenador da Iniciação Científica na UFLA, professor João José Marques; a coordenadora do Programa BIC Júnior na UFLA, professora Débora Cristina de Carvalho e a coordenadora adjunta do Programa, professora Carolina Faria Alvarenga.
A professora Débora citou o filósofo Jean-Jacques Rousseau e seu texto sobre a origem da desigualdade entre os homens. Ela argumentou, referindo-se às proposições de Rousseau, que há um tipo de desigualdade que é provocada pelo próprio homem e, portanto, pode ser atenuada por ele. “Quando a UFLA escolheu adotar o BIC Júnior, assumiu uma responsabilidade social que tem a finalidade de minimizar a desigualdade”, disse. Professora Débora também citou o papel do Programa de ajudar o aluno a desenvolver habilidades e competências, assim como de provocar nele o desejo de que a vida acadêmica faça parte de seu futuro.
Os estudantes também ouviram mensagens de incentivo. O professor José Maria disse esperar vê-los, em cinco ou seis anos, recebendo seus diplomas de graduação. “Que vocês sejam muito felizes e que seus pais possam ficar sempre muito orgulhosos”. A persistência na busca pela formação profissional foi o recado final deixado pela professora Édila aos bolsistas. “É importante que não desistam na primeira tentativa; procurem conhecer todas as oportunidades e não tenham receio de voltar e tentar novamente, quantas vezes forem necessárias”.
A importância do Programa na preparação dos estudantes para uma futura vida acadêmica apareceu no discurso feito pela bolsista Letícia. Para ela, muitos da turma serão, em breve, alunos da UFLA. Letícia também enfatizou a importância do convívio com professores e alunos da graduação e garantiu que, além de prepará-los para o futuro, o BIC Júnior influenciou escolhas do presente. Ela, por exemplo, participou de projetos na área de Administração e, pelo convívio no meio universitário, acabou se apaixonando pela Agronomia. “É minha escolha agora”.
Sobre o BIC Júnior
Em atividade há dez anos na UFLA, o Programa BIC Júnior dá oportunidade aos alunos de ensino médio de participarem de atividades de pesquisa científica e tecnológica, sob a orientação de pesquisadores qualificados. As sete escolas estaduais de Lavras, parceiras do Programa, indicam estudantes que atendem a critérios pré-definidos, como o alcance de bom rendimento escolar e a apresentação de habilidades e competências individuais (capacidade de trabalho em equipe, senso de responsabilidade, facilidade de comunicação, etc.).
Dessa forma, esses alunos indicados pela escola são convidados a passar por um processo seletivo, que envolve prova de conhecimentos gerais, redação e entrevistas. Os selecionados podem permanecer nas atividades do BIC Júnior por até três anos.
Veja a relação de alunos que receberam os certificados nesta segunda. Abaixo, está a galeria de fotos.
Escola Estadual Azarias Ribeiro
1 Kellem Lúcia Costa
2 Marina Souza Garcia
Escola Estadual Cinira Carvalho
3 Fernanda Terra Carvalho
4 Gustavo Henrique Pereira Souza
5 Liliana Marcelino Militani
Escola Estadual Cristiano de Souza
6 Bruna Adélia Coelho dos Santos
7 Jéssica Mastrorosa Oliveira
8 Louisinara Oliveira Silva
Escola Estadual Dora Matarazzo
9 Diego Tobias Mendonça
10 Laíza Aparecida de Lima Mendonça
11 Yasmim Pereira Ribeiro
Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto
12 Bianca Aparecida Pereira
13 Breno Albino Fabiano
14 Larissa Braga Coelho
15 Larissa de Fátima Carvalho
16 Núbia Aparecida Ribeiro
17 Sarah Maria de Abreu Silva
18 Willian Henrique Santos Ferreira
Escola Estadual Firmino Costa
19 Alysson Alves Fernandes
20 Ana Flávia Souza Lima
21 Fabiana de Paula Pereira
22 Jéssica Lucy Anni de Sales
23 Karina Kelly Correa Moreira
24 Mirella Bisso Alonso
Colégio Tiradentes da PMMG
25 Ana Carolina Oliveira Souza
26 Ana Carolina Silva Severino
27 Arthur de Paula Cardoso
28 Guilherme Murilo Silva
29 Jéssica Batista Ribeiro
30 Larissa Aparecida de Cássia Silva
31 Letícia Abreu de Paula
32 Millena Cristina Barros
33 Rafael de Andrade Martimiano