Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Leonardo da Vinci é tema de exposição no Museu Bi Moreira – veja fotos e visite

Publicado: Quarta, 03 Dezembro 2014 06:20 | Última Atualização: Terça, 02 Dezembro 2014 08:37
[caption id="attachment_74947" align="alignleft" width="249"]Carro automotor projetado por Leonardo da Vinci é um dos itens expostos na UFLA Carro automotor projetado por Leonardo da Vinci é um dos itens expostos na UFLA[/caption] De sistemas de engrenagens até o projeto de uma cidade “ideal”, Leonardo da Vinci possui uma extensa lista de invenções e projetos que revolucionaram a ciência e ofereceram princípios que são utilizados em tecnologias atuais. Trinta réplicas dessas invenções podem ser vistas no Museu Bi Moreira, no Câmpus Histórico da UFLA, na exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”. A exposição foi lançada no dia 28/11, com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira; do arquiteto e chefe de serviços de produção técnica do Mast, Antônio Carlos Martins; e da coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares. A abertura contou ainda com uma apresentação do Coral Vozes do Câmpus. A professora Soraya destacou que a iniciativa reforça a cultura na UFLA, em um espaço privilegiado para receber a exposição. O professor José Roberto falou sobre a inspiração que Da Vinci exerce sobre os estudantes, e a contribuição da exposição para o cumprimento do papel da Extensão e Cultura da Universidade. A professora Ângela ressaltou que os museus da UFLA vêm sendo repensados como espaços de formação cultural para a comunidade acadêmica e não acadêmica: sediar a exposição demonstra e consolida esse papel mais abrangente dos museus, de acordo com a professora. O representante do Mast, Antônio Carlos Martins, explicou sobre a exposição itinerante, concebida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Nela, são expostas maquetes de invenções de Leonardo da Vinci, divididas em quatro áreas: ar, água, fogo e terra. Junto delas, estão reproduções de esboços feitos pelo inventor e explicações sobre o seu funcionamento e utilidade. No Museu Bi Moreira, podem ser vistas invenções como o carro automotor, tanque de guerra, helicóptero, ponte giratória, navio movido a pás giratórias, entre outras. Leonardo da Vinci (1452-1512) foi um cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, considerado precursor e revolucionário em diversas áreas do conhecimento humano. A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec)/Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-UFLA). Poderá ser visitada até 29/5/2015. A entrada é gratuita e a equipe do Museu está agendando visitas escolares. EXPOSIÇÃO: “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”   
  • Local: Museu Bi Moreira – Câmpus Histórico da UFLA
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira
  • Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas
  • Visitas escolares: devem ser agendadas no telefone (35) 3829-1205

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.