Professores e estudantes de pós-graduação do DAE participaram do Circuito Sulmineiro de Agroecologia

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 08 Dezembro 2014 13:32 | Última Atualização: Quarta, 03 Dezembro 2014 15:15
[caption id="attachment_75312" align="alignleft" width="249"]circuito-agroecologia Participantes do II Circuito SulMineiro de Agroecologia[/caption] Dez estudantes e três professores do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPDGE) participaram no dia 17/11 do II Circuito Sulmineiro de Agroecologia, em Córrego do Bom Jesus. Representaram a Universidade Federal de Lavras (UFLA) no evento os professores do Departamento de Administração (DAE) Thiago Rodrigo de Paula Assis, Maria de Lourdes Souza Oliveira e Viviane Santos Pereira, acompanhados dos estudantes do PPDGE. O evento, organizado por agricultores e suas entidades representativas com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), tem o formato de dia de campo. O objetivo é promover capacitação, troca e valorização de saberes. A primeira etapa do II Circuito foi realizada na Associação Serras Verdes, na comunidade Campo dos Raposos, em Córrego do Bom Jesus. Com foco na temática do cultivo de morango orgânico e manejo de solo em propriedade orgânica, o evento concentrou atividades como o relato da experiência da Associação Serras Verdes, a visita à propriedade orgânica, a palestra sobre a experiência de produção de sementes no Sul de Minas, a feira de troca de sementes e o café solidário. O Circuito Sulmineiro de Agroecologia surgiu com a fundação da Central de Associações de Produtores Orgânicos do sul de Minas. Nesta primeira etapa do II Circuito, 90 pessoas participaram das atividades, entre elas os membros da Associação Agroecológica de Ouro Fino (AAOF) Sérvulo Guerreiro e Maria Clarete; a integrante da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) e  presidente da Orgânicos sul de Minas, Rosângela de Souza Paiva; o presidente da Associação de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos de Serras Verdes, João Batista Marcolino; os técnicos da Emater José Aloísio Nery e Luiz Claudio Nimmtz; os coordenadores do projeto de certificação participativa e preservação de sementes crioulas e do grupo de Estudos em Agroecologia Raiz do Campo do IFSuldeMinas, Aloísia Rodrigues Hirata e Luiz Carlos Dias da Rocha; o consultor da Associação Biodinâmica (ABD) para projetos de melhoramento participativo de sementes biodinâmicas, Vladimir Moreira, além de agricultores e estudantes do projeto Comboio Agroecológico. Tal projeto busca estabelecer uma Rede de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (R-NEA), reunindo núcleos da região sudeste. O Comboio Agroecológico foi  apresentado e aprovado em seleção do Edital MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013. Dos dez estudantes da UFLA que compareceram ao evento, sete estão em atividade na disciplina “Agroecologia: transição agroecológica e sustentabilidade”, ministrada pela professora Viviane e pelo professor do PPDGE /DAE Arnaldo Pereira Vieira. Com a participação no Circuito, a busca foi pela aproximação entre teoria e prática, assim como entre universidade e sociedade.