Departamento de Fitopatologia tem nova chefia

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 09 Dezembro 2014 09:35 | Última Atualização: Sexta, 05 Dezembro 2014 15:31
[caption id="attachment_75402" align="alignleft" width="249"]professor-eduardo-dfp Professor Eduardo Alves - chefe DFP.[/caption] Desde 18/11 o Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (DFP/UFLA) está sob a chefia do professor Eduardo Alves. Ele foi eleito pela Assembleia Departamental em 17/11, sendo o professor Jorge Teodoro de Souza o subchefe. Eduardo substitui o professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, que estará em afastamento integral para cursar pós-doutorado na Holanda, na Universidade de Wageningen, com área de concentração em “Agronomia/Fitopatologia/Controle biológico”. Eduardo é efetivo no DFP desde 1997, tendo sido professor substituto por dois anos a partir de novembro de 1995. Por duas vezes, foi também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia. Ele, que já ocupava o cargo de sub-chefe na gestão do professor Flávio, agora assume a continuidade dos trabalhos e destaca os pontos de maior expectativa para curto prazo: “As perspectivas são boas, com a finalização das obras do novo prédio do DFP – que deve ocorrer no primeiro semestre de 2015 – e a possibilidade de reorganizarmos fisicamente o Departamento”.  A meta de elevar para 6 o conceito do programa de pós-graduação na Capes também é lembrada pelo professor Eduardo como uma das prioridades. Mantendo vínculo com a UFLA desde a graduação, o professor Jorge atua principalmente com os temas controle biológico de doenças de plantas; diagnose, identificação e sistemática filogenética; interações moleculares entre plantas e micro-organismos. O DFP O Departamento possui atualmente doze professores, atuando em cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia) e em 16 disciplinas de pós-graduação (Fitopatologia, Biotecnologia Vegetal e Microbiologia Agrícola). Entre as especialidades dos docentes do quadro estão: bacteriologia, controle biológico de doenças de plantas, controle químico de doenças de plantas, diagnose e manejo de doenças de plantas, epidemiologia e manejo de doenças de plantas, fisiologia do parasitismo, micologia, microscopia, nematologia, patologia florestal, patologia de sementes e virologia Vegetal.
Com informações de Mayck Barcelos – bolsista Ascom/DFP.