Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Revista científica da UFLA - Ciência e Agrotecnologia - inicia sistema de gestão editorial ScholarOne

Publicado: Quarta, 10 Dezembro 2014 07:29 | Última Atualização: Segunda, 08 Dezembro 2014 07:38

05.02-ciência-e-agrotecnologiaDando continuidade aos avanços para a profissionalização, a revista científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Ciência e Agrotecnologia - passou a utilizar o sistema de gestão editorial ScholarOne, certificado pela SciELo por meio de uma parceria com a Thomson Reuters.

Em setembro de 2014, a equipe dos periódicos - Ciência e Agrotecnologia e Cerne - participaram de um curso de capacitação para operarem a plataforma online de gestão. Até o final de 2015, todos os periódicos indexados pelo programa SciELO deverão operar sistemas automatizados de gestão, de modo que seja possível o acompanhamento do processo de avaliação pelos autores e editores e que sejam registradas as etapas do fluxo de avaliação dos artigos, a participação de editores e pareceristas e as respectivas decisões e recomendações com os devidos níveis de confidencialidade.

Fundada em 1999, o ScholarOne é hoje um dos sistemas mais utilizados no mundo, adotado por mais de 500 instituições e sociedades, mais de cinco mil periódicos e cerca de 13 milhões de usuários. 

Para o editor-chefe da Ciência e Agrotecnologia, professor Renato Paiva, a adoção desse sistema vai fortalecer o periódico no contexto internacional. “Esse é um grande passo para aumentar a visibilidade dos periódicos e, consequentemente, o nome da UFLA em todo o mundo. O sistema certifica a qualidade dos periódicos, que passam a figurar em um seleto grupo de revistas com alto nível de credibilidade”, considera.

A plataforma ScholarOne vai facilitar as tarefas de fluxo editorial, garantir maior precisão e controle das atividades, facilitar a emissão de relatórios e, em especial, contribuir para a internacionalização. Isso porque o sistema já possui reputação internacional e deverá atrair a atenção de autores estrangeiros, com maior visibilidade do periódico no mundo todo.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.