Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

InovaCafé lança projeto social voltado aos estudantes de escolas públicas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 12 Dezembro 2014 15:43 | Última Atualização: Quarta, 10 Dezembro 2014 07:27
inocafe-projeto1A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) lançou, no dia 3/12, em seu auditório, o projeto social InovaSaber, cujo objetivo é abrir as portas da UFLA e da Agência para alunos do ensino médio de escolas públicas de Lavras. O projeto almeja estreitar a relação da Universidade com a sociedade, gerando, assim, novas oportunidades. O lançamento do projeto contou com a participação da gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA), Raphaela Ribeiro. Ela ministrou uma palestra aos alunos sobre a Inbatec, falando a respeito das empresas incubadas e esclarecendo, de forma didática e descontraída, os principais conceitos sobre a inovação tecnológica. Os alunos também desfrutaram de palestras com os temas: "Qualidade, torra e moagem do café" e "Implementação da muda de café", ministradas por membros dos núcleos de estudo em Cafeicultura (Necaf) e em Qualidade do Café (QI Café), além de uma visita à InovaCafé e degustações de cafés especiais. inocafe-projetoA iniciativa do projeto surgiu entre os integrantes do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que queriam proporcionar aos estudantes uma aproximação com a Universidade. Para o coordenador do projeto e assessor de Inovação da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, "o objetivo da InovaCafé é mostrar aos estudantes das escolas públicas as tecnologias desenvolvidas na UFLA, e despertar o interesse deles, dando ânimo para buscarem entrar na Universidade e também desenvolver tecnologias". O professor também lembrou de outros projetos idealizados pela Agência, como, por exemplo, o projeto voltado para auxiliar a agricultura familiar. A Agência de Inovação do Café A InovaCafé é uma rede de conhecimento que articula a construção da inovação para a cadeia produtiva do café. Além dos avanços tecnológicos nessa área, a Agência incentiva o desenvolvimento da consciência social. Ela integra em um mesmo espaço físico as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação de profissionais e estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão. A Agência é fruto da articulação entre a UFLA e governos Estadual, via a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), e Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a viabilização da nova Agência o Consórcio Pesquisa Café e o INCT-Café.
Amanda Castro - Assessoria de Comunicação Nintec/Inbatec
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.