Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Artigo de professor da UFLA é o 14º mais impactante no mundo nos meios on-line, em 2014

Publicado: Segunda, 05 Janeiro 2015 08:46 | Última Atualização: Segunda, 15 Dezembro 2014 12:04
[caption id="attachment_75932" align="alignleft" width="249"]O inseto, em sua fase adulta O inseto, em sua fase adulta[/caption] Um artigo que tem como coautor o professor da UFLA Rodrigo Lopes Ferreira (DBI) é uma das 100 publicações mais impactantes, nos meios on-line, produzidas em 2014, de acordo com o ranking Altmetric. O artigo "Female Penis, Male Vagina, and Their Correlated Evolution in a Cave Insect" foi publicado em abril deste ano na revista Current Biology e aborda a descoberta de um inseto cavernícola que tem o sexo invertido – situação inédita na ciência. O professor Rodrigo foi quem descobriu os insetos, do gênero Neotrogla, em cavernas de Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Na lista do Altmetric, divulgada na semana passada, o artigo aparece na 14ª posição. O ranking é feito a partir do monitoramento das menções aos artigos científicos na internet: citações em notícias, blogs, mídias sociais e outras bases de dados. As publicações científicas são ranqueadas de acordo com o número de usuários que as mencionam, a pluralidade e o tipo de fontes que fazem citação (um artigo de jornal tem mais impacto que um texto de blog, que contribui mais que uma postagem em mídia social) e os autores. Trata-se de uma avaliação qualitativa e quantitativa. O professor Rodrigo ficou surpreso com o alcance do artigo: “Não esperava que atingisse essa repercussão, apesar de saber que a descoberta é impactante. Mas é satisfatório por várias razões: chama a atenção para a riqueza e os segredos dos animais que vivem nas cavernas brasileiras, bem como para o risco de desaparecimento dessa fauna. Além disso, exalta o nome da UFLA”. O artigo foi tema de 50 notícias de jornais em todo o mundo e 20 postagens de blogs monitorados, sendo a maioria desses veículos voltada à divulgação científica. E no Twitter, o Altmetric contabilizou mais de 1600 menções, entre outras estatísticas. No ranking de 2014, aparecem apenas duas pesquisas feitas com a participação de brasileiros: essa e o artigo “Defaunation in the Anthropocene”, publicado originalmente na revista Science, que tem como coautor o professor da Unesp Mauro Galetti. Acesse o ranking Altmetric de artigos publicados em 2014. Relembre a descoberta do gênero Neotrogla.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.