Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Revista Minas Faz Ciência divulga pesquisa realizada no Departamento de Ciência dos Alimentos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 19 Janeiro 2015 09:53 | Última Atualização: Segunda, 12 Janeiro 2015 15:17
pao-de-queijo-revistaA última edição da revista Minas Faz Ciência, publicada em dezembro de 2014, dá destaque a uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA). O trabalho é coordenado pela professora Joelma Pereira e busca padronizar a formulação de uma pré-mistura de pão de queijo, por meio do estudo de otimização, custo de produção e vida-de-prateleira do produto. Intitulado “De Minas para o mundo”, o texto ganhou chamada na capa da publicação. A reportagem explica que as pré-misturas de pão de queijo hoje existentes no mercado exigem que o consumidor acrescente ingredientes como ovos, leite ou, até mesmo, queijo. Com a pesquisa desenvolvida na UFLA, foi possível desenvolver uma formulação de pré-mistura mais prática para o consumidor: é necessário acrescentar apenas água, dispensando a inclusão de outros ingredientes durante o preparo. O produto foi desenvolvido com a utilização de leite e ovo em pó, além de queijo curado e moído. Ainda não foi realizada pesquisa para verificar a aceitação da mistura pela indústria. [caption id="attachment_77229" align="alignright" width="186"]capa-minas-faz-ciencia-dez-2014 Clique na capa da revista e veja as matérias completas: Zoológicos (pág. 6) e Pré-mistura de pão de queijo (pág. 19).[/caption] O trabalho envolveu fases como o estudo das pré-misturas já presentes no mercado e a avaliação do novo produto pelo consumidor. Os resultados alcançados foram positivos, validando uma pré-mistura que alia qualidade, praticidade e valor nutricional adequado. Outra etapa em andamento é a avaliação dos custos de embalagem e armazenagem, já que é fundamental definir o prazo de validade e garantir a qualidade do produto durante todo o intervalo em que ficar armazenado. A mistura elaborada a partir da pesquisa não possui aditivos ou conservantes. Outra participação da UFLA na edição A mesma edição da revista teve a participação do chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA (DZO), professor Carlos Eduardo do Prado Saad. Ele foi uma das fontes para a matéria principal da revista, que trata da importância dos estudos empreendidos nos zoológicos, especialmente para o entendimento e a conservação da fauna silvestre. (Veja na página 6 da revista).
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.