Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 02 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Domingo, 02 Setembro 2007 21:00

“Com quantos tolos se faz uma república? Padre Correia de Almeida e sua sátira ao Brasil oitocentista”, Maria Marta Araújo –Traz uma abordagem da micro-história e constrói uma trajetória para a vida do intelectual e político padre José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905). Dessa forma, a obra pode ser lida como uma espécie de história do pensamento político por via da literatura, sendo uma contribuição original e relevante, tanto para a história literária mineira, como para um melhor entendimento do campo social brasileiro no século 19. (UFMG)

“Tecnologia de gestão – por uma abordagem disciplinar”, Gelson Silva Junquilho, Mônica de Fátima Bianco, Ricardo Roberto Behr e Susane Petinelli Souza (Orgs.) – Este é o segundo livro da série Tecnologia e Gestão e Subjetividade, construído a partir do trabalho dos seus pesquisadores e dos conferencistas do III e IV seminários sobre Gestão Organizacional Contemporânea, realizados nos anos de 2002 e 2004, em Vitória. Trata-se de uma coletânea provocativa, na medida em que, focalizando questões subjetivas, leva o leitor, se for docente, a repensar suas próprias práticas no cotidiano acadêmico, enquanto outros leitores poderão refletir sobre as suas experiências profissionais. (UFES)

“Caderno CRH nº 49”, Centro de Recursos Humanos da UFBA – Com um dossiê central sobre “Educação e desigualdades sociais”, coordenado pela Profa. Maria Lígia Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação também traz um conjunto de artigos de temática livre, organizado pelas editoras da revista. Essa edição veicula a contribuição de autores de reconhecida qualificação acadêmica da comunidade científica nacional e internacional, cujos textos revelam tanto a variedade de perspectivas na abordagem das temáticas tratadas como pesquisas originais que sustentam novas reflexões. (UFBA)

“Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo da inclusão”, Luiz Albérico – expõe uma nova proposta para o ensino Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvida a partir de pesquisas na área da educação com surdos. O livro apresenta uma metodologia desenvolvida para facilitar a aprendizagem do ensino da Libras de uma pessoa ouvinte para outra ouvinte, e mostra como funciona a aprendizagem da linguagem para os surdos. (UFPE)

“Café Rural: Noções da Cultura”, de Roberto Tonzoni e Nelson Geraldo de Oliveira – a obra procura trazer informações sobre a Cafeicultura a todos os interessados nessa magnífica planta: o Cafeeiro. O livro aborda de forma resumida os principais tópicos sobre a cultura. O livro é uma coletânea de informações de Manuais Consagrados, conhecidos por Lavradores, Técnicos e pesquisadores do Café. (UFRRJ)

“Conjugalidades, Parentalidades e Identidades Lésbicas, Gays e Travestis”, Miriam Grossi, Anna Paula Utziel e Luiz Mello (Orgs.) – os novos arranjos familiares, as novas parcerias e seus sentidos são motivos de debates no Brasil e em vários países. Colaboram para discutir, repensar e ampliar questões como maternidade, paternidade, casal, família e amor fora da norma heterocêntrica. No Brasil, este debate vem crescendo e ganhando espaço na sociedade civil. A contribuição acadêmica tem sido inestimável para o diálogo no espaço das discussões e propostas de leis e conquistas de direitos, sempre proporcionando a construção de novos olhares sobre estes temas. Esta coletânea, com sua perspectiva transdisciplinar, reúne reflexões de áreas da Psicologia, Direito e Ciências sociais, em estudos realizados no Brasil, Argentina, Chile, Espanha e França. (UFSC)

“Ferramentas para descomplicar a atenção básica em saúde mental”, Mário Sergio Ribeiro (Org.) – a obra tem o objetivo de facilitar a abordagem dos problemas relativos à saúde mental. O Livro é dividido em três partes: Identificando Problemas, Diagnosticando os Problemas e Intervindo Sobre os Problemas Diagnosticados. É ilustrado com casos ou vinhetas clínicas para individualizar situações relativas ao sofrimento mental ou aos transtornos mentais específicos. Além disso, aborda opções terapêuticas e a tomada de decisão entre cuidar ou encaminhar os usuários a especialistas. Com 296 páginas, a obra é fruto de um trabalho conjunto de professores de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF, discentes e técnicos do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário (HU) e profissionais da rede básica e especializada em saúde mental do SUS de Juiz de Fora. (UFJF)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.