Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Abertas as inscrições para bolsas de estudos voltadas à aeronáutica na Suécia

Publicado: Quinta, 19 Fevereiro 2015 07:50 | Última Atualização: Sexta, 06 Fevereiro 2015 06:56
cnpqO CNPq anunciou que estão abertas as inscrições para a Chamada de Projetos no Programa Ciência sem Fronteiras com bolsas de estudo na Suécia. As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CISB e a Saab AB, empresa de tecnologia voltada para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia. Estão sendo oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 na modalidade Pós-doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica, todas destinadas à aeronáutica. É válido ressaltar que a Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil após firmar um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados. Dessa forma, o objetivo da concessão dessas bolsas é aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre Brasil e Suécia. Todos os interessados em participar deverão se inscrever até o dia 15 de maio de 2015, na Plataforma Carlos Chagas, a partir da página do CNPq, por meio do link: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas. Além disso, para que haja interação e construção de novas propostas, entre os candidatos e os grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e os pesquisadores da Saab AB, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do CISB (https://swbcisb.induct.no) até o dia 8 de maio de 2015. Requisitos: Todas as normas de concessão para bolsas individuais no exterior nas modalidades Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) podem ser acessadas por meio da página do CNPq, disponível no link: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13. Também há outras informações sobre o CISB e a chamada no endereço eletrônico: www.cisb.org.br
Camila Caetano - jornalista bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.