Equipe Troia conquista 1º lugar no torneio robótico URC
A Equipe Troia (Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou mais um prêmio. Desta vez, ela volta para casa com o título de primeiro lugar na categoria
featherweight do torneio robótico Submarino URC (
Ultimate Robot Combat), promovido durante a XIII
Campus Party, em São Paulo, de 3/2 a 7/2.
Foram três categorias de combate entre robôs radiocontrolados:
middleweight (55 kg),
lightweight (27 kg) e
featherweight (13,6 kg). Troia participou da disputa com o robô Aquiles, na categoria 27 kg, e com o seu mais novo projeto Pegasus, na categoria 13,6kg. Aquiles ficou na quarta colocação. Pegasus - o robô vitorioso da categoria
peso pena - enfrentou um
round de três minutos, no qual quatro robôs estiveram em disputa com o objetivo de nocautear os adversários e resistir aos ataques sofridos. A batalha ocorreu em uma arena blindada, especialmente projetada, com uma dinâmica similar à do popular UFC.
Essa edição do torneio contou com a participação de 12 equipes, 28 robôs e mais de 140 competidores de diversas instituições e universidades de todo o Brasil.
Os membros da equipe Troia compartilharam na página do Facebook a vitória alcançada durante a competição. “Este álbum define bem o que foi participar desta emocionante disputa e sair com o primeiro lugar da categoria
featherweight. A Equipe agradece mais uma vez a todos os envolvidos nesta conquista”, relataram ao comunicar o final das competições, com a divulgação das fotos.
Para o coordenador do Núcleo de Eletricidade e Automação, professor Felipe Oliveira e Silva, a conquista deve ser comemorada principalmente pelo fato de a equipe possuir pouco mais de três anos de organização. "Esta competição é nacional, e seus resultados demonstram o elevado desenvolvimento técnico que tem sido gerado dentro do Núcleo de Estudo. São conquistas que contribuem para divulgação da nossa Instituição e do curso", diz.
Os campeões foram presenteados com R$ 2.500 em vale-compras pela Submarino, varejista que organiza e patrocina o campeonato na Campus Party, além de prêmios de empresas parceiras.
A Troia dividiu o pódio com a equipe Kimauánisso, do I nstituto Mauá de Tecnologia, que também conquistou o primeiro lugar na categoria f
eatherweight do URC, com o robô Biribinha Atômica.
A Equipe de Robótica Troia
Em meados de 2011, dez alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA reuniram-se com o objetivo de construir um robô de combate para participar das competições promovidas pela empresa RoboCore. O grupo foi nomeado de NemecaBotz.
Paralelamente, três alunos, também do curso de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o intuito de construir um robô para participar das competições de sumô autônomo da RoboCore. Este grupo foi nomeado de Ctrl-A, Controle, Tecnologia, Robótica e Lógica Aplicada.
Ambos levaram certo tempo para produzir o seu primeiro protótipo, pois não possuíam conhecimento técnico na área da robótica, nem mesmo estrutura física e recursos suficientes.
Os grupos só tomaram conhecimento um do outro dois meses antes da primeira competição da qual iriam participar: a Winter Challenge 2012, que ocorreu em Jaguariúna (SP).
Após o evento, ambos viram a oportunidade de unirem-se, tornando-se uma equipe mais forte. No dia 27 de junho de 2012, criaram a Equipe de Robótica Troia. Desde então ela vem projetando, desenvolvendo e construindo vários tipos de robôs, de diferentes categorias.
Atualmente a Equipe conta com membros de vários outros cursos da UFLA, como Ciência da Computação, Física e Filosofia.
Texto: Camila Caetano – jornalista/bolsista UFLA.