Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Doutorando da UFLA apresenta resultados de pesquisa na Universidade de Purdue - Estados Unidos

Publicado: Sexta, 27 Fevereiro 2015 05:49 | Última Atualização: Sexta, 20 Fevereiro 2015 13:05
[caption id="attachment_79906" align="alignright" width="249"]aluno apresenta nos EUA O doutorando Leandro Campos apresenta seminário na universidade americana[/caption] Resultados alcançados em pesquisa desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Purdue – Estados Unidos foram apresentados no seminário “Hydropedology in a mountainous region of the Southeastern Brazil”, realizado na universidade americana. A apresentação foi feita pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS/UFLA), Leandro Campos Pinto, em período de doutorado sanduíche. Na UFLA, o estudante é orientado pelo professor Nilton Curi (DCS/UFLA) e coorientado pelo professor Carlos Rogério de Mello (DEG/UFLA). Na Universidade de Purdue, recebe a orientação do professor Phillip Ray Owens. O trabalho apresentado no seminário consiste em uma abordagem multidisciplinar que visa a integrar o conhecimento acumulado sobre hidrologia e pedologia (hidropedologia) em uma bacia hidrográfica do Alto Rio Grande, permitindo que seja estruturada uma ferramenta capaz de identificar áreas com maior potencial para infiltração de água. O estudo apresentado também possui uma vertente voltada para a conservação do solo e da água, subsidiando ações concretas para o adequado manejo do solo na região Alto Rio Grande. Os autores acreditam que grande parte dos problemas que o Sudeste do Brasil tem enfrentado a respeito da seca, tem íntima relação com o desmatamento da Mata Atlântica, interferindo na capacidade de recarga e de regularização natural de vazões nas bacias hidrográficas desta região do país.
Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.