Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Calouros e veteranos: trote na UFLA é proibido – e pode resultar até em desligamento

Publicado: Terça, 03 Março 2015 14:55 | Última Atualização: Sexta, 27 Fevereiro 2015 12:53
[caption id="attachment_17373" align="alignright" width="249"]Trote Solidário: integração e solidariedade Trote Solidário: integração e solidariedade[/caption] Na próxima semana, mais de 1300 estudantes ingressam no ensino superior na UFLA. Esta é uma fase de comemoração, que não pode ser confundida com atitudes que agridam fisicamente ou provoquem qualquer constrangimento. Para evitar abusos frequentemente registrados em eventos que envolvem veteranos e calouros, a prática do trote foi proibida na UFLA, tanto dentro quanto fora do câmpus, podendo resultar até em desligamento dos envolvidos. Em 2008, o Conselho Universitário da UFLA (Cuni) publicou a Resolução 067/08. Com esse documento, passou a ser proibido qualquer tipo de ato estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da UFLA. Tanto o estudante que aplica o trote quanto aquele que recebe (e não denuncia) podem ser punidos. O documento também diz respeito a professores, técnicos administrativos e estudantes que testemunharem atos de trote no câmpus ou em locais de atividades acadêmicas. Caso não denunciem, poderão ser considerados omissos e se sujeitarem a responder o processo administrativo disciplinar. No caso dos estudantes, a transgressão pode levar à suspensão ou desligamento da Instituição, penalidades previstas no Regime Disciplinar do Corpo Discente. Quanto aos servidores, as penalidades estão previstas no Regime Jurídico Único. Os professores, técnicos administrativos, funcionários e estudantes que testemunharem a prática de trote no câmpus Universitário ou em locais de atividades acadêmicas e não denunciarem às autoridades competentes poderão ser considerados omissos e se sujeitarem a responder processo administrativo disciplinar. Como denunciar Qualquer pessoa da comunidade universitária ou da comunidade externa poderá formular sua denúncia por escrito e encaminhar à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) ou fazê-la por meio do “Disk Trote” da UFLA: (35) 3829-1154, ou ramal interno 1154. Participe do Trote Solidário Uma oportunidade para interagir com outros universitários e realizar uma boa ação é participar do Trote Solidário: neste semestre, a ação será no dia 5 de março, com saída da Portaria Principal da UFLA às 7 horas. Os participantes doarão sangue na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa) e há 20 vagas voltadas para os calouros. Os interessados deverão se inscrever na recepção de calouros, que ocorrerá no dia 2, às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo. O Trote Solidário é promovido semestralmente por membros do Ministério Universidades Renovadas, com o apoio da UFLA.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção