Proec lança catálogo de cursos de extensão com programação do primeiro semestre de 2015

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Março 2015 05:12 | Última Atualização: Segunda, 02 Março 2015 12:43
catalogo-extensaoA Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) lançou, no final de fevereiro, um catálogo com 28 cursos que serão ofertados à comunidade por núcleos de estudos, empresas juniores, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) e grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti). A programação é referente ao primeiro semestre de 2015. A iniciativa da Proec, ao reunir os eventos em uma única publicação, contribui para a visibilidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas entidades da extensão na Universidade. “Esses grupos desenvolvem atividades extremamente importantes na UFLA, aproximando a instituição da sociedade”, comenta a coordenadora de Programas e Projetos da Proec, professora Débora Carvalho. “O catálogo será um apoio à divulgação dos trabalhos, além de permitir que a comunidade tenha acesso consolidado e antecipado às informações sobre os cursos”. Com tiragem de mil exemplares, a distribuição dos catálogos se dará em locais estratégicos do câmpus, da cidade e da região. O documento também está disponível na página da Proec na Internet. Em novembro de 2014, a Pró-Reitoria publicou edital para que as entidades de extensão interessadas em divulgar seus cursos submetessem propostas. Além de informações detalhadas sobre o curso, havia a exigência de que seu conteúdo fosse construído com base na associação necessária entre ensino, pesquisa e extensão, contemplando as áreas temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão (PNE). De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor José Roberto Pereira, a intenção é produzir novo catálogo a cada semestre, por meio de editais específicos, com aperfeiçoamento contínuo das publicações. “É uma forma de divulgar os cursos e valorizar as entidades de extensão”, ressaltou. Entre os temas contemplados nesta primeira edição, estão a avaliação de projetos sociais, o estudo das leishmanioses no contexto da atenção primária, a produção de cogumelos comestíveis, a destinação do lixo, os conselhos municipais como referência para a formação política e a prática da agricultura orgânica. A Proec planeja para 2015 outras ações destinadas a institucionalizar e sistematizar a extensão. Na programação está a publicação de um calendário com os eventos a serem promovidos pela Pró-Reitoria no primeiro semestre letivo e de um catálogo que apresentará os programas e projetos de extensão. A equipe também trabalha no projeto que terá a finalidade de prestar assistência científica em municípios vizinhos, atuando em diferentes áreas do conhecimento. [caption id="attachment_80304" align="alignright" width="249"]GEDSC DIGITAL CAMERA Revista mensal “O Agricultor”, editada pela UFLA de 1922 ao início da década de 1980, com orientações ao homem do campo.[/caption] A UFLA esteve na vanguarda da extensão no Brasil A professora Débora lembra que a extensão é relativamente recente na história das universidades. Se o ensino e a pesquisa estão na gênese das instituições de ensino superior, o trabalho com a comunidade teve seu início apenas no final do século 19, na Inglaterra, com a capacitação de trabalhadores rurais que migravam para as cidades, para trabalhar nas indústrias. Ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a UFLA foi pioneira nessas atividades no Brasil, no início do século 20. “A missão, no presente, é aproximar nossos projetos do PNE e manter o diálogo e a colaboração com a sociedade”, diz professora Débora.