Projeto +40: estudantes da UFLA ministram curso de informática gratuito para pessoas acima de 40 anos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 06 Março 2015 14:28 | Última Atualização: Terça, 03 Março 2015 14:19
peti-csiPessoas com 40 anos ou mais, que possuem dificuldades na área de informática, como utilizar programas em computadores ou até mesmo fazer o uso da internet, terão a oportunidade de se aprimorar. O Projeto +40 é uma iniciativa de estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vinculados ao Programa de Educação Tutorial - Peti Computação e Sistemas (Peti CSI) em parceria com o Projeto Galpão Cidadão. Qualquer pessoa com idade a partir de 40 anos pode fazer a inscrição no curso, que é aberto a toda comunidade. São 25 vagas e os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de março, das 13 às 17 horas, no Galpão Cidadão (atrás do Alojamento Estudantil, próximo à linha férrea). Os alunos do Peti CSI realizarão as aulas durante quatro meses, três vezes na semana (quarta, quinta e sexta), às 14 horas. O curso é gratuito e terá início no dia 11/3, no Galpão Cidadão. De acordo com um dos coordenadores do Porjeto+40, Anderson Leal, estudante de Ciências da Computação na UFLA, o curso contemplará aulas introdutórias de Windows (word, excel, e power point), assim como, enviar e receber e-mails e fazer vídeo conferência  para comunicar-se com familiares e amigos distantes. “Além deste conteúdo, todos os dias, reservaremos os últimos minutos da aula para tratarmos de temas de interesse dos participantes, tais como, buscar receitas na internet, fazer pesquisas variadas”, relata Anderson. Projeto +40 O projeto faz parte do Catálogo de Cursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA), que reúne os 28 cursos que serão ofertados à comunidade neste ano. Mais informações sobre o Projeto +40 podem ser obtidas por meio do telefone 3829 - 1644 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Equipe responsável pelo Projeto +40: Heitor Augustus Xavier Costa (UFLA); Pedro Ivo Vilela Costa (UFLA); Tiago de Souza Nogueira (UFLA); Letícia Lopes de Castro Sena (UFLA); Gabriela Aparecida Santiago (UFLA); Diogo Rodarte Gonçalves (UFLA); Anderson Teixeira Leal (UFLA). O PETI CSI tem por objetivo desenvolver atividades que agreguem três áreas do conhecimento: Extensão, Pesquisa e Tutoria. Situado no Departamento de Computação na UFLA, o PETI CSI foi fundado no início de 2013, desenvolvendo diversos projetos na área da tecnologia da informação, tendo como destaque os colóquios, e os canais CSI LAB e CSI Social, que disponibilizam cursos para a comunidade. Site: www.peticsi.dcc.ufla.br/ E-mail do grupo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Projeto Galpão Cidadão O projeto “Galpão Cidadão: potencializando jovens e adultos para o emprego, renda e cidadania na horticultura familiar e informática básica” é desenvolvido pela UFLA em parceria com a Fundação Pe. Dehon, com o apoio da Petrobrás. O objetivo do projeto é a capacitação de jovens e adultos, de famílias de baixa renda residentes em Lavras/MG, buscando potencializá-los para o trabalho e geração de renda numa perspectiva de cidadania plena. O projeto desenvolve duas linhas de ação: - Capacitação para informática – operação, montagem e recuperação de microcomputadores, numa perspectiva de profissionalização para o mercado de trabalho e empreendedorismo. - Capacitação em horticultura, visando o aproveitamento dos quintais das residências, com o cultivo de hortaliças para consumo familiar e comércio local.
Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA